Evento destaca papel dos administradores locais na implantação do SEI Bahia

Data
Termos
implantação

Profissionais de 73 órgãos, autarquias e fundações do Estado participam no próximo dia 22 de novembro, quarta-feira, das 9h às 11h, do evento “O Papel do Administrador Local”, no auditório da Secretaria de Educação do Estado (SEC). Realização da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), o evento visa preparar o grupo para conduzir em suas unidades a implantação do SEI Bahia, o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo 

Desde o último dia 25 de outubro, com a publicação de um decreto assinado pelo governador Rui Costa, a utilização do SEI passou a ser obrigatória para todos os órgãos da administração direta, autarquias, fundações, fundos especiais e empresas estatais dependentes. “É preciso sensibilizar as unidades para a importância do engajamento no projeto, porque já nos próximos meses vamos iniciar o cronograma de implantação de processos sistêmicos”, alerta o coordenador de implantação do SEI Bahia, Anderson Vasconcelos. 

Durante o workshop, um dos temas abordados por Anderson será justamente o papel dos administradores locais, que são os profissionais designados para coordenar a implantação do SEI em cada unidade. “A atuação dos administradores envolve o desempenho de uma série de papéis como agentes da mudança e de processos ligados ao negócio, à gestão documental e às atividades de comunicação, treinamento e capacitação”, explica Anderson.

O coordenador do projeto conta que vai aproveitar o evento também para apresentar os sete passos que precisam ser seguidos pelos administradores locais para viabilizar a implantação de processos no novo sistema, desde a definição do tipo e do assunto do processo até a validação e o encaminhamento das informações para a administração central do SEI Bahia. 

Além disso, Anderson vai detalhar informações sobre ferramentas essenciais ao processo de implantação, a exemplo da Base de Conhecimento e da Árvore de Documentos. Para completar, a arquivista Adriana Sousa Silva, do Arquivo Público do Estado da Bahia, vai falar aos administradores locais sobre a Tabela de Temporalidade, instrumento que determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo. 

O SEI Bahia é um sistema eletrônico que acaba com o uso de papel nos processos administrativos, gerando ganho ambiental, economia para o Estado e otimização do trabalho, dentre outras vantagens. A Bahia é o primeiro estado do país a implantar o SEI, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Além de extinguir o papel, o Sistema Eletrônico de Informação vai trazer também mais agilidade, transparência, redução de custos, otimização do trabalho, ganho de espaço físico e satisfação do usuário.