SEI Bahia registra marca de sete milhões de processos eletrônicos no Estado

Data
Termos
Números

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) está comemorando a marca de 7 milhões de processos abertos em sete anos de implantação do SEI Bahia, o sistema informatizado de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo Estadual. O processo de número 7 milhões – relativo a um ofício para tramitação - foi aberto no último dia 28 de junho, pela servidora Glaucia Matos Capinam da Silva, da 17ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia (CIPM).

“O número é mais uma demonstração de que hoje é impensável para o Estado prestar seus serviços à sociedade sem esta ferramenta: a cada dia nós crescemos com ganhos de transparência, legalidade, publicidade e eficiência para a máquina pública”, avalia o diretor de Inovação e Gestão de Projetos de TIC da Saeb, Anderson Prazeres. 

Só para ter uma ideia da dimensão da tramitação eletrônica no Estado, a cada minuto de uma jornada normal de trabalho nos órgãos do Poder Executivo Estadual, são abertos, de acordo com o diretor, em média 10 novos processos e inseridos 133 documentos no sistema informatizado. 

O topo do ranking dos órgãos com maior volume de processos abertos no SEI Bahia é ocupado atualmente pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com mais de 1 milhão de processos  Na sequência, estão a Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA), com  mais de 905 mil processos, e a Secretaria de Educação do Estado (SEC), com pouco mais de 490 mil. 

Economia -  Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Sistema Eletrônico de Informações foi cedido sem ônus para a Secretaria da Administração da Bahia, que adaptou o sistema às suas necessidades, em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb). Desde 2017, quando foi iniciada a implantação da solução em todo o Estado, o software já proporcionou ao Estado uma economia direta de mais de R$ 210 milhões.

Atualmente, a solução conta com  216, 9 mil usuários, entre servidores públicos, cidadãos e empresas que interagem com o Estado. Desde o início da implantação, já foram gerados na ferramenta 85,9 milhões de documentos. Além disso, com o software, o Estado deixou de consumir mais de 1 bilhão de folhas de papel, o que proporcionou a preservação de cerca de  52.509  árvores.