Sistema de tramitação eletrônica bate marca de 3 milhões de processos abertos no Estado

Data
Termos
marco

Uma das principais ferramentas de transformação digital adotadas pelo governo baiano, o sistema de tramitação eletrônica SEI Bahia acaba de bater a marca de 3 milhões de processos abertos. O número - que foi registrado na manhã desta quarta (10.11) - mostra o avanço da adesão ao sistema informatizado que já permitiu aos cofres públicos uma economia de mais de R$ 90 milhões, além de benefícios ambientais e uma série de ganhos em transparência, comodidade e agilidade.

"A Bahia foi o primeiro Estado a solicitar a cessão de uso do SEI ao TRF 4 e os números da adesão ao sistema comprovam mais uma vez o êxito da nossa estratégia pioneira", celebra o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes. Para comemorar o marco, a Secretaria da Administração (Saeb) decidiu premiar o servidor responsável pela abertura do processo de número 3 milhões no Estado. O ganhador foi o técnico universitário André da Cunha Carmo, que é lotado na Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e foi contemplado com um tablet e uma bolsa de estudo integral em um dos cursos da Faculdade de Gestão Woli – FGW, parceira do Clube de Desconto do Servidor. 

André do Carmo - que atua como coordenador Administrativo no campus XIV da Uneb, em Conceição do Coité - conta que utiliza diariamente o SEI na autuação de processos. Em sua opinião, o sistema é uma ferramenta de gestão facilitadora e essencial, que trouxe otimização, transparência, economicidade e qualidade para os pleitos do Estado. "Fui surpreendido com a informação da premiação, e me sinto grato por fazer parte da evolução tecnológica no setor público trazida pelo sistema", elogia André. 

Crescimento acelerado - O coordenador do SEI Bahia Marcio Souza chama atenção para a aceleração no ritmo de crescimento do número de processos abertos no software. Em novembro de 2019, mais de dois anos e meio após o início da implantação do sistema, a equipe contabilizou a marca de um milhão de processos abertos. Pouco mais de um ano depois,em dezembro de 2020, o processo de número 2 milhões foi aberto. Agora, foram necessários apenas mais 11 meses para o alcance da marca seguinte, de 3 milhões de processos.

"Um dos fatores fundamentais para que pudéssemos alcançar esta marca de forma cada vez mais rápida foi a pandemia, que mostrou na prática os ganhos de  praticidade e agilidade da tramitação eletrônica, contribuindo para uma maior difusão da cultura digital", opina Marcio.

Cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI Bahia já conta com mais de 117 mil usuários, entre servidores públicos, cidadãos e empresas que interagem com o Estado. Desde o início da implantação, já foram gerados no sistema mais de 35,5 milhões de documentos. Com a iniciativa, o Estado deixou de consumir mais de 450 milhões de folhas de papel, o que proporcionou a preservação de cerca de 22,2 mil árvores.

 

Curta, acompanhe e compartilhe: Facebook: facebook.com/saeb.govba 
Twitter: twitter.com/saebgovba – Instagram: saebgovba