SEI Bahia passa a tramitar 96 processos finalísticos da Uesc

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A Secretaria da Administração (Saeb) liberou a tramitação, exclusivamente por meio eletrônico, de 96 processos finalísticos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Os processos passaram a tramitar pelo SEI Bahia, o sistema informatizado de gestão de processos administrativos do Poder Executivo Estadual.  A medida foi implementada pela Portaria Uesc número 513, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). 

O sistema de processo eletrônico elimina o consumo de papel, gera economia para o Estado, além de proporcionar mais agilidade, rapidez e segurança na tramitação.    Anteriormente, os processos eram em meio físico, gerando custos de papel, impressão, transporte, arquivamento, dentre outros. 

A tramitação do processo via SEI Bahia é muito mais ágil e rápida, já que são enviados eletronicamente. Outro ponto que concede celeridade ao sistema é a possibilidade de vários usuários conseguirem acessar um processo simultaneamente. Já nos processos físicos o transporte era feito em malotes, de veículos, consumindo tempo e gerando custos.  

Entre os 96 tipos de processos da Uesc que passaram a tramitar pelo SEI Bahia estão solicitação de matrícula, de histórico escolar e transferência de alunos. Também existem processos para atender demandas de professores como solicitações relativas a processos de pesquisa, pedido de afastamento para estudo, inscrição de tirocínio, dentre outros.

O setor de Protocolo Geral da Uesc foi informatizado e passou a usar o SEI Bahia, este ano. Uma parte dos alunos fez o cadastramento no sistema como usuários externos e passou a utilizá-lo. A pandemia acelerou a utilização do SEI Bahia na Universidade e um volume grande de requerimentos do corpo discente passou a ser feitos via sistema.

A Bahia foi o primeiro estado do país a implantar o SEI, sistema criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), além de ter sido escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN). O SEI Bahia gerou redução de custos, ganhos ambientais com a redução do consumo de papel, mais agilidade e transparência na tramitação de processos.

Atualmente, o SEI Bahia já está presente em cerca de 40 órgãos da administração estadual, com 610 tipos de processos finalísticos disponíveis e 307 sistêmicos.  Os servidores estaduais já geraram mais de 1,6 milhão de processos por meio do sistema informatizado. Levando em conta o tamanho médio dos processos, a estimativa é de que o Estado tenha deixado de consumir no período mais de 241 milhões de folhas de papel.