Em quatro meses, Sesab multiplica por dez número de processos eletrônicos

órgãos

Em 120 dias, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) aumentou mais de 10 vezes o número de processos gerados por mês no SEI Bahia, o sistema informatizado de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo. Em março deste ano, o órgão contabilizou 152 processos cadastrados no sistema. Já em junho, o número saltou para 1905. De janeiro até agora, foram mais de 4,1 mil processos eletrônicos, o que torna a unidade a quarta do Estado em volume de processos no SEI.

Os números positivos vêm sendo comemorados pela alta gestão da Sesab, uma das secretarias de maior porte do Estado e cujos processos têm impacto direto sobre serviços essenciais para a população. ”O SEI tem o condão de impelir maior eficiência aos trâmites de processos, em especial àqueles que tratam de casos de urgência e emergência na área de saúde e que não podem sofrer solução de continuidade”, afirma a chefe de gabinete do órgão Nelma Carneiro Araújo, ao ressaltar que o sistema “é uma resposta da organização pública às mudanças do mundo moderno, que exige rapidez no atendimento de suas demandas”.

Agenda no interior - Administrador local da implantação do SEI Bahia, Diógenes Magalhães, da Superintendência de RH da Sesab, conta que o avanço na tramitação eletrônica é resultado de um conjunto de ações nas áreas de comunicação e capacitação realizada pela sua Superintendência em parceria com a Assessoria de Planejamento e Gestão (APG). O primeiro passo foi divulgar a iniciativa, utilizando a intranet do órgão para disponibilizar um formulário eletrônico por meio do qual os servidores podem fazer sua inscrição nos cursos presenciais do SEI.

Além disso, Diógenes – que é instrutor interno capacitado pelo projeto - já percorreu municípios de quatro regiões baianas, fazendo palestras e ministrando cursos para  profissionais de hospitais, núcleos e bases regionais de Saúde.  As próximas cidades na sua agenda são Alagoinhas (dia 10 de julho) e Teixeira de Freitas (17 e 18 de julho).

Graças a esta estratégia, ele estima que aproximadamente 900 usuários já tenham sido treinados. O potencial de crescimento, no entanto, ainda é muito grande. “Nossa meta é levar o SEI Bahia a todos os 22 mil servidores da Sesab; quando vesti a camisa do projeto minha proposta foi sensibilizar as pessoas para a mudança”, garante Diógenes, chamando atenção para o fato de que o trabalho é resultado de uma parceria entre a Superintendência de Recursos Humanos e a Assessoria de Planejamento e Gestão (APG).

Projeto da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), o SEI Bahia visa benefícios como agilidade, transparência, otimização de recursos e satisfação para os usuários, além de ganhos financeiros e ambientais proporcionados pela redução do consumo de papel. Graças à iniciativa,. a Bahia tornou-se o primeiro estado do país a implantar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um software  criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Curta, acompanhe e compartilhe: facebook.com/saeb.govba

Twitter: twitter.com/saebgovba