Workshop capacita informantes-chave sobre implantação do SEI Bahia

Data
Termos
saeb

Fazer um alinhamento conceitual e repassar a metodologia para a execução das atividades pelos informantes-chave. Esse foi o objetivo principal do Workshop Árvore de Documentos, promovido pela Assessoria de Planejamento e Gestão APG da Secretaria da Administração Saeb. A capacitação acontece nestas segunda-feira 9 e terça-feira 10, de 8h30 às 12h, na sala de Treinamento do Tribunal de Contas do Estado TCE, no Centro Administrativo da Bahia CAB.

Informantes-chave são servidores considerados especialistas nos processos que serão inseridos no Sistema Eletrônico de Informação SEI Bahia. Eles vão construir as árvores de documentos – com a lista dos documentos básicos que compõem cada tipo de processo por ordem de inclusão - e a base de conhecimento, que reúne dados gerais sobre os processos (o que é, quem faz, fluxo, condições e base legal).

A servidora Kelly Reis foi uma das 40 participantes do workshop. Ela atua na Coordenação Central de Licitações CCL e acredita que o treinamento foi uma excelente iniciativa para trazer mais esclarecimento àqueles que vão trabalhar com o novo sistema. "Foi muito enriquecedor compreender detalhes da implantação do novo sistema, o que me deixa bastante satisfeita e com conhecimentos mais ampliadas sobre o processo", disse.

A construção da árvore de documentos de cada novo processo a ser inserido no SEI Bahia depende do mapeamento do fluxo e levantamento dos documentos. Para a administradora local Neyla Santana a participação dos informantes-chave é fundamental. "O sistema apenas absorve o que já é feito em papel e leva para o meio digital. Então, é necessário termos servidores que possuam grande conhecimento sobre esses processos para elaborar a árvore de documentos", ressaltou. 

A meta é que até junho todos os processos (finalísticos ou sistêmicos) da Saeb estejam tramitando exclusivamente em meio eletrônico. Hoje, há 112 tipos de processos da Secretaria tramitando no novo software. 

Curta, acompanhe e compartilhe: facebook.com/saeb.govba
Twitter: twitter.com/saebgovba

 

A administradora-local Neyla Santana: participação dos informantes-chave é fundamental
A administradora-local Neyla Santana: participação dos informantes-chave é fundamental