Secretaria da Administração forma primeira turma de instrutores do SEI Bahia

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A Secretaria da Administração (Saeb) formou, ontem (28), a primeira turma de instrutores do Sistema Eletrônico de Informação (SEI Bahia), software de processos digitais que elimina o uso de papel na tramitação dos procedimentos administrativos no Estado. Um total de 25 servidores públicos foi habilitado para ensinar outros funcionários do estado a utilizar o SEI Bahia. 

O Sistema Eletrônico de Informação começou a ser implantado em março de 2017 e vem acontecendo em fases, por tipo de processo. Atualmente, o SEI Bahia está na terceira onda de implantação e já está funcionando em 66 órgãos públicos. Quando estiver em todas as repartições vai acabar com o uso de processos físicos no Estado, em suporte de papel. Todos os procedimentos administrativos vão tramitar eletronicamente.

O curso de formação de instrutores do SEI foi ministrado por membros da Diretoria de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas da Secretaria da Administração (DDE-Saeb). O curso foi realizado na Universidade Corporativa do Servidor (UCS), nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, com carga horária de 24h. Servidores da Saeb e outros 13 órgãos públicos foram selecionados para participar da primeira turma. 

A titular da Coordenação de Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional da DDE , Teca Ramos, uma das responsáveis por ministrar as aulas,  disse que o curso foi elaborado conjuntamente pela DDE e pelos instrutores do núcleo de gestão do SEI. “Nós unimos a parte didática da DDE com o conhecimento do SEI para estruturar o curso”, explicou. 

Anderson Prazeres, que está à frente da Coordenação de Implantação SEI Bahia, fez uma palestra no encerramento do curso. “A Bahia foi pioneira entre os Estados e já está fazendo a passagem para o processo eletrônico. Os estados ainda estão no século passado, utilizando processo de papel. O projeto do SEI Bahia é uma mudança de paradigma na forma de trabalhar, de não aceitação do papel”, disse.  

Os 25 instrutores formados vão ministrar oficinas para servidores estaduais aprender a utilizar o SEI Bahia. A Coordenação de Implantação do Sistema Eletrônico de Informação já capacitou até o momento 1.929 servidores para usar o software. Atualmente, um total de 4.148 processos administrativos está tramitando eletronicamente nos órgãos e unidades do Estado. 

 

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