Saeb capacita 400 servidores para operar o SEI

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A Secretaria da Administração (Saeb) iniciou o treinamento para servidores de 28 secretarias do Governo que vão utilizar do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Cerca de 400 funcionários públicos vão ser capacitados para operar o software, que vai digitalizar os processos administrativos do Estado e extinguir o uso de papel.
 
A Superintendência de Recursos Logísticos (SRL) vai capacitar 14 servidores de cada secretaria, com carga horária de oito horas. O objetivo é preparar os funcionários para executar operações e gerir documentos no novo Sistema.  A demanda das unidades pelo curso foi maior que a esperada. O treinamento vai ser ministrado para 32 turmas.

De acordo com a coordenadora de Gestão de Sistemas Administrativos da Superintendência de Recursos Logísticos da Saeb, Geisiane Dias Magalhães, a adesão das secretariais ultrapassou expectativas. “Nossa intenção é formar cerca de 15 turmas, com uma média de 10 a 14 usuários cada; ao final, a demanda foi tão grande que conseguimos fechar 34 turmas,  o que demonstra a vontade das unidades de aderir ao SEI”, diz Geisiane, que integra a equipe de implantação do novo sistema. 

As aulas vão ser ministradas até o dia 6 de junho, nos laboratórios de informática da Saeb (no prédio da Governadoria) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), ambos no CAB.  As atividades serão conduzidas por técnicos da equipe de implantação do SEI que passaram por um treinamento especializado. A equipe também recebeu uma formação para atuar como instrutores internos promovida pela Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas da Saeb.

Com o processo de implantação capitaneado pela Saeb, a Bahia vai se tornar o primeiro estado do país a implantar o sistema informatizado, que proporciona mais agilidade, transparência e redução de custos para a máquina pública. Criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI conta com o aval do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, coordenada pelo governo federal, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

 Treinamento será ministrado para 32 turmas com profissionais de todo o Estado
Treinamento será ministrado para 32 turmas com profissionais de todo o Estado