Saeb inicia formação de multiplicadores do SEI

etapa piloto

Capacitar servidores a utilizarem o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) na etapa piloto  com o Processo de Aquisição por Dispensa de Licitação para que se tornem multiplicadores do conhecimento adquirido. Esse é o objetivo principal do treinamento promovido pela Secretaria da Administração (Saeb), que acontece nesta terça-feira (7) e quarta-feira (8), no laboratório da Universidade Corporativa do Servidor (UCS), na Secretaria do Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Está prevista a participação de servidores representantes de seis unidades da Saeb e duas da Secretaria da Fazenda (Sefaz). A capacitação será ministrada pelo líder do projeto na Bahia, Wívisson de Ataíde, e pelo líder técnico, Sandoval Medeiros. No primeiro dia, um servidor de cada área envolvida no processo recebe orientações e participa de uma simulação do sistema. Na quarta-feira, cada colaborador vai atuar como multiplicador e terá a responsabilidade de levar um colega da sua unidade que será treinado por ele próprio com o acompanhamento dos instrutores.

Para Wívisson, é sempre importante falar sobre a implantação do projeto na Bahia e da necessidade de quebrar paradigmas. "É preciso que estejamos abertos e atentos à chegada de novos procedimentos que vão trazer mais agilidade, precisão e economia na tramitação de processos administrativos no Estado", disse.

O evento tem a participação do instrutor da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), Ricardo Sarachaga, que vai falar sobre a experiência prática na instituição, que adota o SEI desde janeiro de 2016. "Esse treinamento é imprescindível porque é um nova ferramenta e precisa ser apresentada a quem vai usá-la, visto que o principal fator para que a utilização se torne um sucesso é o convencimento dos usuários e que eles terminem a capacitação otimistas para disseminar o conhecimento", disse.

SEI - O objetivo principal do SEI, cujo lançamento aconteceu em dezembro de 2016, é extinguir a utilização do papel como suporte físico para processos administrativos. A implantação está ocorrendo, inicialmente, na Secretaria da Administração (Saeb), e, gradativamente, em outras instituições ligadas ao Governo do Estado. O SEI traz mais agilidade, transparência e redução de custos para a máquina pública.

Vale ressaltar que a Bahia é o primeiro estado do país a implantar o sistema, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O SEI é o sistema adotado no projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

Capacitação mobilizou servidores da Saeb e Sefaz