SEI é apresentado a equipes da Saeb

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Mais de 200 servidores da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) marcaram presença na manhã desta terça (21.02) no auditório da Secretaria de Educação (SEC) para serem apresentados oficialmente ao Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Lançado em dezembro de 2016, o software – que irá eliminar o uso de papel como suporte físico para documentos institucionais – já entrou em ambiente de produção e, a partir do dia 31 de março, começará a ser utilizado por diversas equipes da Saeb.

“Hoje é um dia muito importante para todos nós: este sistema representa uma quebra de paradigma na administração pública estadual”, ressaltou o chefe de gabinete da Saeb, Rodrigo Pimentel, na abertura do evento de sensibilização intitulado SEI: Tramitação de Processos Administrativos Digitais na Saeb. Rodrigo lembrou que desde que ingressou na Secretaria, em 2002, já havia esforços no sentido de promover a implantação de um sistema eletrônico de processos, que agora torna-se realidade, garantindo mais agilidade, transparência e redução de custos para a máquina pública.

Na sequência, o líder da implantação do SEI Bahia, Wívisson de Ataíde fez um balanço dos objetivos do projeto e de seu cronograma, chamando atenção, entre outras coisas, para os ganhos ambientais proporcionados pela redução do consumo de papel.  “Cinquenta mil servidores gastam em média 200 milhões de folhas de papel, o que equivale a 400 mil resmas e 20 mil árvores derrubadas”, contabilizou Wívisson, “o SEI chegou para nos ajudar a fazer a nossa parte na preservação do planeta”.  

A programação do evento contou ainda com apresentações do representante da Coordenação de Controle Interno (CCI) da Saeb, Marcos Corrales, abordando o tema da instrução processual na administração pública, e do líder técnico do projeto, Sandoval Medeiros, que utilizou o data show para simular procedimentos no SEI, mostrando na prática para os futuros usuários como funciona o novo software. “Estou há um ano estudando e testando este sistema e o que posso  dizer a vocês é que é uma excelente ferramenta de trabalho que vai mudar a rotina de todos nós e para melhor”, resumiu.

Cronograma – De acordo com o cronograma do projeto, estão previstos os primeiros treinamentos para os usuários do novo sistema nos próximos dias 7 e 8 de março. Já no dia 31 de março, deverá estar disponível para os usuários o primeiro processo eletrônico, relativo a Aquisições por Dispensa de Licitação.  A partir daí, os demais processos serão inseridos paulatinamente no SEI.  Com o projeto, a Bahia torna-se o primeiro Estado da federação a implantar o sistema, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O SEI é o sistema adotado no projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

O líder Wívisson diante da plateia de servidores: projeto é quebra de paradigma
O líder Wívisson diante da plateia de servidores: projeto é quebra de paradigma