Servidores da Saeb vão conhecer o SEI

evento

Sensibilizar servidores da Secretaria da Administração (Saeb) sobre o papel e a importância de cada um na implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Esse é o objetivo principal do evento SEI: Tramitação de Processos Administrativos Digitais na Saeb, que acontece nesta terça-feira (21), às 9h, no auditório da Secretaria da Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Realizado pela Superintendência da Gestão e Inovação (SGI) da Saeb, o encontro é voltado a servidores da secretaria cujo trabalho esteja atrelado de alguma maneira ao trâmite de processos administrativos. São esperadas cerca de 150 pessoas no evento, que terá abertura do chefe de Gabinete da Saeb, Rodrigo Pimentel.

O líder da implantação do SEI Bahia, Wívisson de Ataíde, vai falar sobre a importância do projeto. Durante o encontro haverá também uma apresentação sobre os detalhes da instrução processual na administração pública, ministrada pelo representante da Coordenação de Controle Interno (CCI) da Saeb, Marcos Corrales. O líder técnico do projeto, Sandoval Medeiros vai explanar sobre o SEI na Bahia.

SEI - O início do procedimento que visa extinguir o uso do papel em processos administrativos vai entrar em vigor no início do mês de abril, na Saeb. O primeiro a migrar do fluxo físico para o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) será o processo de "aquisição por dispensa de licitação".

No final do mês de janeiro, cerca de 20 servidores da Saeb, que estão diretamente envolvidos na implantação do SEI, se reuniram com o intuito de mapearem, justamente, todo o caminho deste primeiro processo a ser tramitado via sistema eletrônico. "Esse encontro foi importante para conhecermos os papéis de cada um no trajeto do processo e identificar possíveis gargalos desse trâmite, o que vai trazer mais precisão para a implantação digital ", disse Wívisson.

O SEI foi lançado em dezembro de 2016. A implantação vai ocorrer, inicialmente, na Secretaria da Administração (Saeb), e, gradativamente, em outras instituições ligadas ao Governo do Estado. O SEI traz mais agilidade, transparência e redução de custos para a máquina pública, eliminando o uso de papel como suporte físico para documentos institucionais, além de disponibilizar informações em tempo real. Ele pode ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos, como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones.

Vale ressaltar que a Bahia é o primeiro estado do país a implantar o sistema, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O SEI é o sistema adotado no projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.
Fonte: Ascom - Saeb