Nova turma do SEI! USAR com inscrições abertas

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Direcionado a servidores interessados em aprender a acessar e navegar no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o
curso SEI! USAR está com inscrições abertas para a segunda turma. O período de inscrições vai até a próxima quinta-feira
(16). Para participar do curso, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), basta acessar o
site www.enap.gov.br.

O treinamento é gratuito e visa habilitar os usuários na execução de operações e organização de processos e
documentos no novo sistema. A capacitação, que acontece de 21 de fevereiro a 13 de março, tem carga horária de 20 horas e será realizada pela Internet, onde o participante terá acesso ao conteúdo e fará as avaliações. Vale destacar que pode ser realizado a qualquer hora e em qualquer local que tenha computador ou dispositivo móvel com acesso à rede.

A capacitação foi desenvolvida através de um projeto de colaboração entre a Enap e a Universidade dos Correios, com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Planejamento e Gestão (MDPG), Ministério da Justiça, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O período de inscrições para a terceira turma vai de 20 de fevereiro a 16 de março, e as aulas ocorrem entre 21 de março e 13 de abril.

SEI


O objetivo principal do SEI, cujo lançamento aconteceu em dezembro de 2016, é extinguir a utilização do papel como suporte físico para processos administrativos. A implantação vai ocorrer, inicialmente, na Secretaria da Administração (Saeb), e, gradativamente, em outras instituições ligadas ao Governo do Estado. O SEI traz mais agilidade, transparência e redução de custos para a máquina pública.

Vale ressaltar que a Bahia é o primeiro estado do país a implantar o sistema, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O SEI é o sistema adotado no projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos