Estado registra 6 milhões de processos eletrônicos instaurados no SEI Bahia

prêmio

A soldado Cleide dos Santos, policial militar feminina que atua na Corregedoria Setorial e Ouvidoria do 15º Batalhão da Polícia Militar em Itabuna, abriu mais um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) no dia 14 de novembro. Esse procedimento faz parte de sua rotina de trabalho, mas ela nem imaginava que este PAD alcançava mais uma marca histórica na administração pública do Estado da Bahia: estava instaurado o processo de número 6 milhões no Sistema Eletrônico de Informação (SEI Bahia). O dado reforça a consolidação do SEI Bahia como uma ferramenta de modernização da máquina pública que vem promovendo uma revolução na gestão estadual.

Como forma de simbolizar o registro da soldado Cleide, a Secretaria da Administração (Saeb) celebrou uma premiação à servidora na manhã desta quinta-feira (30), com a presença do secretário Edelvino Góes. Ela foi contemplada com cursos gratuitos junto à Universidade Católica de Salvador (UCSal), instituição parceira do Clube de Desconto do Servidor. Para Cleide, que é policial militar feminina há 14 anos, a chegada do SEI contribuiu bastante para a execução do seu trabalho. “Ele veio para facilitar muito a comunicação com os outros órgãos e com a Corregedoria Geral, trazendo celeridade às demandas e redução de custos, aspectos fundamentais para a máquina pública”, exaltou.

Presente ao evento, o reitor acadêmico da UCSal, Deivid Lorenzo, destacou a parceria da UCSal com o Estado da Bahia, através do Clube de Desconto do Servidor, e falou da satisfação em participar da celebração. “É gratificante poder contribuir com aquilo que compõe nossa história nessas seis décadas de existência, que é a formação da comunidade baiana. É motivo de grande alegria e orgulho ver a universidade inserida nesse contexto de colaboração e conhecimento”, afirmou.

O secretário Edelvino Góes fez questão de parabenizar a soldado Cleide, que participou do evento através de videoconferência, e ressaltou a relevância do SEI Bahia na execução dos trabalhos na máquina pública. “Nós já viemos celebrando todas essas marcas importantes porque estamos vivenciando um momento valoroso para a administração pública. A Bahia foi pioneira entre os estados porque foi a primeira a solicitar a cessão de uso do SEI ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Com os números alcançados pelo sistema, nós confirmamos o êxito da nossa estratégia de implementar o sistema no Estado”, destacou. Também estiveram presentes à celebração, a coordenadora de Ensino à Distância da Ucsal Érica Elena, André Jesus e Éric Freitas, que atuam no Setor Comercial da universidade; além do diretor de Inovação e Projeto de TIC da Saeb, Anderson Vasconcelos, e do coordenador de Inovação Tecnológica do SEI Bahia, Márcio Souza.

SEI – O SEI Bahia foi implantado pela Saeb em 2017. O sistema foi instalado gradativamente nos órgãos da administração direta, indireta e nas empresas e fundações do Estado. Seis anos depois, o SEI Bahia está consolidado no Estado e apresenta números superlativos: o Estado deixou de utilizar 911 milhões de folhas de papel ofício, gerando uma economia total de R$ 182 milhões, incluindo gastos com impressão, transporte, material de escritório, dentre outros. Além da economia para os cofres públicos, o SEI Bahia proporcionou mais eficiência para o Estado, com ganhos de produtividade relevantes.

O sistema possui atualmente 194 mil usuários, sendo que 53 mil são servidores e mais de 141 mil são usuários externos (cidadãos ou empresas que precisem atuar em algum tipo de processo administrativo). Até o momento, 73,9 milhões de documentos foram gerados dentro do no sistema, em mais de 1 mil tipos de processos diferentes. Destes, 763 são processos finalísticos e outros 321 sistêmicos. O SEI Bahia foi desenvolvido Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido sem ônus para a Secretaria da Administração, que adaptou o sistema às suas necessidades, em parceria com a Prodeb.  Com a iniciativa, o Estado deixou de consumir mais de 911 milhões de folhas de papel, o que proporcionou a preservação de mais de 45 mil árvores.