Estado alcança marca de 5 milhões de processos no SEI Bahia

Números

A funcionária pública Andréa Gonçalves estava em mais um dia comum de sua rotina de trabalho, quando abriu um processo eletrônico para aquisição de material para Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). Ela não sabia que tinha ultrapassado um marco histórico na administração pública do Estado, acabara de instaurar o processo de número 5 milhões no Sistema Eletrônico de Informação (SEI Bahia). O número revela a consolidação do SEI Bahia como uma ferramenta de modernização da máquina pública que vem promovendo uma revolução na gestão estadual.

O SEI Bahia foi implantado pela Secretaria da Administração (Saeb) a partir de 2017. O sistema foi instalado gradativamente nos órgãos da administração direta, indireta e nas empresas e fundações do estado. Seis anos depois, o SEI Bahia está consolidado no estado e apresenta números superlativos: o estado deixou de utilizar 762 milhões de folhas de papel ofício, gerando uma economia total de R$ 152 milhões, incluindo gastos com impressão, transporte, material de escritório, dentre outros.

Além da economia para os cofres públicos, o SEI Bahia proporcionou mais eficiência para o estado, com ganhos de produtividade relevantes. A tramitação dos processos é muito mais rápida (porque tramitam eletronicamente ao invés de tramitar fisicamente), mais de um usuário pode trabalhar no processo simultaneamente, o SEI Bahia conta com módulo de assinatura digital, peticionamento eletrônico, dentre outras facilidades.

O SEI Bahia possui atualmente 172 mil usuários, sendo que 51,9 mil são servidores e mais de 120 mil são usuários externos (cidadãos ou empresas que precisem atuar em algum tipo processo administrativo). Até o momento, 61,4 milhões de documentos foram gerados dentro do no sistema, em mais de mil tipos de processos diferentes. Destes, 752 são processos finalísticos e outros 317 sistêmicos.
Pouco depois de alcançar a marca, Andréa foi contatada pela Coordenação do Sistema Eletrônico de Informação – Bahia, informando sobre o feito. Apesar da funcionária da Prodeb ter aberto o processo sem saber que se tratará de uma marca histórica, a Secretaria da Administração (Saeb) concedeu um prêmio para ela. Andréa ganhou três cursos de extensão da Faculdade Anhanguera Unime, que ofertou as bolsas para que a servidores possa se aprimorar.

Andréa recebeu os prêmios na manhã desta sexta-feira (12), na sede da Saeb, no Centro Administrativo da Bahia, com a presença do Secretário da Administração e de representantes da Unime. “Eu cheguei a trabalhar com processos físicos, anteriormente, mas a tramitação eletrônica via SEI é muito mais ágil, eficiente, além de mais seguro também”, declarou a funcionária pública.

O SEI Bahia foi desenvolvido Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido sem ônus para a Secretaria da Administração, que adaptou o sistema às suas necessidades, em parceria com a Prodeb.  Com a iniciativa, o Estado deixou de consumir mais de 762 milhões de folhas de papel, o que proporcionou a preservação de mais de 38 mil árvores.

"A Bahia foi pioneira entre os Estado porque foi a primeira a solicitar a cessão de uso do SEI ao TRF4. Agora, com os números alcançados pelo sistema, nós confirmamos o êxito da nossa estratégia de implementar o software no estado", comentou o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes. O sistema já está hoje em órgãos como ministérios, Controladoria Geral da União, Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre outros.