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Entre no navegador de internet que habitualmente utiliza (Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Google Chrome) e digite o seguinte endereço: https:// https://seibahia.ba.gov.br/sei. O acesso dos usuários internos dar-se-á por meio do mesmo usuário (login) e senha utilizado no serviço oficial de correio eletrônico do Poder Executivo Estadual (Office 365). Para os usuários dos órgãos onde o Office 365 não é administrado pela PRODEB, é necessário entrar em contato com o administrador local do SEI do órgão.
Usuário interno: servidores efetivos, comissionados, Regime Especial de Direito Administrativo - REDA, requisitados da Administração Pública do Poder Executivo Estadual, colaboradores eventuais e estagiários de nível superior, detentores de perfil de acesso no SEI BAHIA compatível com suas atribuições e cargo ocupado. Os colaboradores eventuais e os estagiários de nível superior estão condicionados à autorização da SRL/SAEB.
Usuário externo: qualquer interessado (agente externo) que necessite consultar um processo ou documento no SEI BAHIA.
O usuário deve entrar em contato com o Administrador Local do Órgão. Caso o problema não seja resolvido pelo Administrador Local do Órgão, o mesmo encaminhará a demanda à Administração Central do SEI Bahia.
Solicitamos que os e-mails de dúvida sejam encaminhados para os e-mails listados abaixo de acordo com os tipos de processos.
Processo | |
Apuração de Irregularidade: Assédio Moral - Denúncia | sei.duvidas.correicao@saeb.ba.gov.br amarelo |
Apuração de Irregularidade: Acumulação Cargo - Denúncia | |
Apuração de Irregularidade: Acumulação Cargo - Investigação Preliminar | |
Apuração de Irregularidade: Exercício de Atividade Remunerada enquanto em Licença Médica - Investigação Preliminar | |
Apuração de Irregularidade: Exercício de Atividades Externas enquanto Dedicação Exclusiva - Investigação Preliminar | |
Consultoria Interna: Pagamento - Servidor não lotado na SAEB | sei.duvidas.gestaoinovacao@saeb.ba.gov.br |
Estrutura Organizacional: Elaboração de Decreto | |
Material Permanente de TIC: Aquisição - Formalização por Dispensa de Licitação (aret.59, inciso II Lei nº 9.433/2005) | |
Material Permanente de TIC: Aquisição - Formalização por Licitação - Concorrência | |
Material Permanente de TIC: Aquisição - Formalização por Licitação - Convite | |
Material Permanente de TIC: Aquisição - Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Material Permanente de TIC: Aquisição - Formalização por Licitação - Pregão Presencial | |
Material Permanente de TIC: Aquisição - Formalização por Licitação - Tomada de Preço | |
Material Permanente de TIC: Registro de Preços - Formalização por Licitação - Concorrência | |
Material Permanente de TIC: Registro de Preços - Formalização por Licitação -Pregão Eletrônico | |
Material Permanente de TIC: Registro de Preços - Formalização por Licitação -Pregão Presencial | |
Programa de O.S.: Contrato de Gestão - Monitoramento e Avaliação | |
Serviço de TIC: Aditamento | |
Serviço de TIC: Contratação - Formalização por Dispensa de Licitação (art.59, inciso II Lei nº9.433/2005) | |
Serviço de TIC: Contratação - Formalização por Dispensa Emergencial de Licitação ( art. 59, IV) | |
Serviço de TIC: Contratação - Formalização por Licitação - Concorrência | |
Serviço de TIC: Contratação - Formalização por Licitação - Convite | |
Serviço de TIC: Contratação - Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Serviço de TIC: Contratação - Formalização por Licitação - Pregão Presencial | |
Serviço de TIC: Contratação - Formalização por Licitação - Tomada de Preço | |
Serviço de TIC: Registro de Preços - Formalização por Licitação - Concorrência | |
Serviço de TIC: Registro de Preços - Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Serviço de TIC: Registro de Preços - Formalização por Licitação - Pregão Presencial | |
Material de Consumo de TIC: Aquisição - Formalização por Dispensa de Licitação (art.59, inciso II Lei nº 9.433/2005) | |
Material de Consumo de TIC: Aquisição - Formalização por Licitação - Concorrência | |
Material de Consumo de TIC: Aquisição - Formalização por Licitação - Convite | |
Material de Consumo de TIC: Aquisição - Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Material de Consumo de TIC: Aquisição - Formalização por Licitação - Pregão Presencial | |
Material de Consumo de TIC: Aquisição - Formalização por Licitação - Tomada de Preço | |
Material de Consumo de TIC: Registro de Preços - Formalização por Licitação - Concorrência | |
Material de Consumo de TIC: Registro de Preços - Formalização por Licitação -Pregão Eletrônico | |
Material de Consumo de TIC: Registro de Preços - Formalização por Licitação -Pregão Presencial | |
Licitação: Impugnação | sei.duvidas.licitacao@saeb.ba.gov.br |
Licitação: Recurso Administrativo | |
Material de Consumo Específico: Aquisição - Formalização por Dispensa de Licitação (art. 59, inciso II da Lei n° 9.433/2005) | sei.duvidas.material@saeb.ba.gov.br xxx |
Material de Consumo Específico: Aquisição - Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Material de Consumo Específico: Registro de Preços - Formalização por Licitação - Concorrência | |
Material de Consumo Específico: Registro de Preços - Negociação | |
Material de Consumo Específico: Registro de Preços- Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Material de Consumo Específico: Registro de Preços- Formalização por Licitação - Pregão Presencial | |
Material de Consumo: Aquisição - Formalização por Dispensa de Licitação (art. 59, inciso II da Lei n° 9.433/2005) | |
Material de Consumo: Aquisição - Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Material de Consumo: Registro de Preços- Formalização por Licitação - Concorrência | |
Material de Consumo: Registro de Preços- Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Material de Consumo: Registro de Preços- Formalização por Licitação - Pregão Presencial | |
Material de Consumo Comum: Registro de Preços - Negociação | |
Material Permanente Comum: Registro de Preços - Negociação | |
Material Permanente Específico: Aquisição - Formalização por Dispensa de Licitação (art. 59, inciso II da Lei n° 9.433/2005) | |
Material Permanente Específico: Aquisição - Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Material Permanente Específico: Registro de Preços - Negociação | |
Material Permanente Específico: Registro de Preços- Formalização por Licitação - Concorrência | |
Material Permanente Específico: Registro de Preços- Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Material Permanente Específico: Registro de Preços- Formalização por Licitação - Pregão Presencial | |
Material Permanente: Aquisição - Formalização por Dispensa de Licitação (art. 59, inciso II da Lei n° 9.433/2005) | |
Material Permanente: Aquisição - Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Material Permanente: Registro de Preços - Formalização por Licitação - Concorrência | |
Material Permanente: Registro de Preços - Formalização por Licitação -Pregão Eletrônico | |
Material Permanente: Registro de Preços - Formalização por Licitação -Pregão Presencial | |
Material Permanente: Registro de Preços - Negociação | |
Material: Aquisição - Formalização por Dispensa Emergencial de Licitação ( art. 59, IV) | |
Material: Registro de Preço - Adesão à Ata | |
Veículo: Aquisição - Formalização por Dispensa de Licitação Emergencial | |
Veículo: Aquisição - Formalização por Licitação - Concorrência | |
Veículo: Aquisição - Formalização por Licitação - Convite | |
Veículo: Aquisição - Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Veículo: Aquisição - Formalização por Licitação - Pregão Presencial | |
Veículo: Aquisição - Formalização por Licitação - Tomada de Preço | |
Obra Pública: Contratação - Aditamento | sei.duvidas.patrimonio@saeb.ba.gov.br |
Obra Pública: Contratação - Formalização por Dispensa Emergencial de Licitação (art.59, IV) | |
Obra Pública: Gerenciamento de Contratos | |
Serviço de Manutenção e Urbanização: CAB e Áreas de Influência | |
Serviço de Manutenção: Prédios Públicos | |
Reembolso: Despesa Médica - PLANSERV | sei.duvidas.planserv@saeb.ba.gov.br |
Restituição: PLANSERV | |
Comunicado de Falecimento: Inativos e Pensionistas | sei.duvidas.previdencia@saeb.ba.gov.br |
Recadastramento: Inativo e Pensionista - Visita Domiciliar | |
Autorização: Servidor - Afastamento do país | sei.duvidas.recursos humanos@saeb.ba.gov.br |
Contratação de Pessoal: REDA | |
Contratação de Pessoal: REDA - Prorrogação | |
Contratação de Pessoal: REDA - Prorrogação da Recontratação | |
Contratação de Pessoal: REDA - Recontratação | |
Modelo de Atendimento SAC: Implantação | sei.duvidas.sac@saeb.ba.gov.br |
Novo Serviço de Órgão Parceiro SAC: Implantação | |
Ponto SAC: Implantação | |
Posto SAC: Implantação | |
SAC Móvel: Prestação de Serviço | |
Unidade de Serviço de Novo Parceiro SAC: Implantação | |
Unidade de Serviço de Parceiro Existente SAC: Implantação | |
Abastecimento de Veículos: Contratação - Aditamento | sei.duvidas.servico@saeb.ba.gov.br |
Abastecimento de Veículos: Contratação - Pagamento | |
Locação: Bens Móveis - Aditamento | |
Passagem: Aérea - Aquisição | |
Serviço Comum: Contratação - Formalização por Dispensa de Licitação (art. 59, inciso II da Lei n° 9.433/2005) | |
Serviço Comum: Contratação - Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Serviço Comum: Manutenção - Aditamento | |
Serviço Comum: Pagamento | |
Serviço Comum: Registro de Preços - Adesão À Ata | |
Serviço Comum: Registro de Preços - Formalização por Licitação - Concorrência | |
Serviço Comum: Registro de Preços - Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Serviço Comum: Registro de Preços - Formalização por Licitação - Pregão Presencial | |
Serviço Comum: Registro de Preços - Negociação | |
Serviço de Concessionária: Aditamento | |
Serviço de Concessionária: Contratação | |
Serviço Terceirizado - Aditamento | |
Serviço Terceirizado: Contratação - Formalização por Dispensa de Licitação (art. 59, inciso II da Lei n° 9.433/2005) | |
Serviço Terceirizado: Contratação - Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Serviço Terceirizado: Registro de Preços - Adesão a Ata | |
Serviço Terceirizado: Registro de Preços - Formalização por Licitação - Concorrência | |
Serviço Terceirizado: Registro de Preços - Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Serviço Terceirizado: Registro de Preços - Formalização por Licitação - Pregão Presencial | |
Serviço Terceirizado: Registro de Preços - Negociação | |
Serviço: Contratação - Formalização por Dispensa Emergencial de Licitação (art. 59, IV) | |
Veículo: Aquisição - Formalização por Dispensa de Licitação Emergencial | |
Veículo: Aquisição - Formalização por Licitação - Concorrência | |
Veículo: Aquisição - Formalização por Licitação - Convite | |
Veículo: Aquisição - Formalização por Licitação - Pregão Eletrônico | |
Veículo: Aquisição - Formalização por Licitação - Pregão Presencial | |
Veículo: Aquisição - Formalização por Licitação - Tomada de Preço | |
Auxílio Funeral: Concessão | sei.duvidas.admistrativo.financeiro@saeb.ba.gov.br |
Diária: Colaborador Eventual - Pagamento | |
Diária: Servidor - Pagamento | |
Material: Pagamento | |
Reembolso: Despesa - Inscrição em Evento Internacional | |
Serviço de Concessionária: Pagamento | |
Serviço Terceirizado: Pagamento | |
Fornecedor: Habilitação - Usuário Externo | sei.suportelogistico@saeb.ba.gov.br |
Sim. Qualquer pessoa poderá acompanhar o trâmite de determinado processo, desde que autorizadas.
O manual do SEI Bahia está disponível no banner "Manuais" do Portal.
O usuário interessado deve entrar em contato com o Administrador Local do Órgão, que abrirá um chamado através do Service Desk do Portal SEI Bahia.
O usuário interessado deve entrar em contato com o Administrador Local do Órgão, que poderá obter orientação através do http://www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br/orientacoestecnicas (orientação técnica nº3). Ao finalizar o preenchimento das informações,encaminhar para o e-mail seibahia@saeb.ba.gov.br para validação da Administração Central do SEI Bahia.
O Administrador Local do Órgão é o responsável por apoiar a Administração Central do SEI Bahia na implantação do sistema. Ele deverá solucionar as dúvidas ou problemas dos usuários da Unidade na utilização do SEI Bahia, além de ser o encarregado de comunicar-se com a Administração Central e abrir os chamados no Service Desk.
Documentos internos são aqueles gerados no editor de textos do SEI Bahia. Já os documentos externos são aqueles documentos de apoio, gerados fora do SEI Bahia e incluídos no processo, como planilhas, formulários etc.
Sim. Um documento pode ser assinado por mais de um usuário da mesma unidade, ou de unidade distinta por meio da utilização de bloco de assinatura.
Não. Processos iniciados em suporte papel devem ser concluídos em suporte papel.
A impressão, no todo ou em parte, de documentos ou informação, somente será permitida para dar efetividade às decisões e despachos administrativos, desde que não se possa cumpri-los pelo SEI Bahia. Ao ser impresso, o documento produzido no SEI Bahia deverá indicar, em seu rodapé, a forma de conferência de sua autenticidade.
A autoria e a integridade dos documentos natos digitais no SEI Bahia serão assegurados por meio de uma assinatura eletrônica, precedida da identificação do usuário cadastrado. O acesso será realizado mediante inserção de login e senha.
Administrador Local de Implantação: são representantes APG’s ou Unidades equivalentes dos órgãos/entidades. É responsável pela interlocução entre as Unidades administrativas internas e a coordenação do SEI BAHIA na fase de implantação. Exerce o papel de agente de negócio, agente de mudança, articulador para ações de gestão documental, capacitação, treinamento, comunicação e service desk.
Administrador Local de Operação: são representantes da DG ou DA ou Unidades equivalentes dos órgãos/entidades. É responsável pela interlocução entre as Unidades administrativas internas e a coordenação do SEI BAHIA na fase de operação. Exerce o papel de articulador para ações de gestão documental, capacitação, treinamento, comunicação e service desk.
O usuário deve consultar o Portal SEI Bahia http://www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br/legislacao, instrução normativa nº 30, onde consta o cronograma de implantação por tipo de processo.
Se o documento não for assinado e o processo não foi tramitado, ele fica aberto para alterações dos usuários que irão assinar o documento pelo bloco de assinaturas.
Somente usuários da unidade que criou um documento podem assinar esse documento. Dessa forma, caso seja necessária a assinatura de um ou mais usuário(s) diferente(s) dos que pertencem à unidade que criou o documento é necessário utilizar o bloco de assinaturas.
“Menu lateral > Bloco de Assinaturas > Novo”
Ao criar o bloco, deve(m) ser informada(s) a(s) unidade(s) dos usuários que deverão assinar os documentos. Ou seja, um mesmo bloco pode ser direcionado para uma ou várias unidades. Após criar o bloco, não clicar em “Concluir”. O bloco tem que ficar no Estado “Aberto”.
Para inclusão de documentos no bloco de assinaturas deve-se acessar o
documento gerado, clicar no ícone “incluir em bloco de assinatura”, selecionar o bloco previamente criado na opção “Bloco:”, selecionar o(s) documento(s) que deve(m) ser incluído(s) no bloco e clicar no botão “incluir”.
Depois de incluídos todos os documentos que necessitam de assinaturas no bloco, o usuário deve disponibilizar o bloco, conforme segue:
“Menu lateral > Bloco de Assinaturas > Disponibilizar bloco”.
O bloco fica com a situação “disponibilizado”.
O bloco de assinaturas é reutilizável. Não crie blocos por assunto. Seja econômico. Crie o menor número possível de blocos. Isso vai facilitar o gerenciamento dos blocos e dos documentos neles contidos.
Para excluir um documento de um processo do SEI, ele não pode ter sido acessado por outra unidade .Após o envio do processo para outra unidade, o sistema não permite mais a exclusão do documento. Nesse caso,o usuário deve cancelar o documento.
Porque o documento interno está como minuta (rascunho), ou seja não foi assinado na unidade geradora.Antes de tramitar o processo, todos os documentos internos do processo precisam ser assinados.
Para atestar que o PDF está de acordo com o documento original (O atesto não deve ser utilizado como assinatura do documento).
Poderá ser editado se não tiver sido tramitado e ou visualizado por outra unidade. (Aparecerá o símbolo “caneta amarela” ao lado do documento, quando este puder ser editado).
Neste caso o documento foi assinado, tramitado ou visualizado por outra unidade. (Aparecerá o símbolo “caneta preta” ao lado do documento, quando este não puder ser editado).
Sim. O Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, regulamenta o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
Não recomendamos manter o processo aberto na unidade, para acompanhar o processo, utilize o "Acompanhamento Especial"
Como acompanhar um processo público ou restrito que tenha sido criado ou tramitado na minha unidade?
A funcionalidade “Acompanhamento Especial” |
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permite à unidade concluir um processo e mantê-lo em acompanhamento permanente, sem necessidade |
de buscas pelo formulário de Pesquisa. |