Administradores locais recebem orientações para implantação do SEI Bahia

Data
Termos
Workshop

Mais de 100 profissionais de 75 órgãos, autarquias e fundações do Estado participaram, nesta sexta-feira (25), do SEI! Administrar, promovido pela Secretaria da Administração (Saeb). O evento, que aconteceu no auditório da Secretaria da Educação (SEC), teve o intuito de gerar conhecimento para que os administradores locais possam viabilizar a implantação do SEI Bahia nas suas unidades. O SEI Bahia é o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo da Bahia.

O coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Ricardo Machado, acredita que a chegada do SEI vai trazer muito mais celeridade e transparência na tramitação dos processos. "A implantação do SEI vai ser a cereja do bolo. Nós vamos chegar no futuro e antecipar aí uns 20 ou 30 anos", comemorou.

O gestor de Documentação da Embasa, Kleber Pina, acrescentou também a possibilidade de acessibilidade que o novo sistema traz. "Um profissional que possui deficiência visual, por exemplo, tem a chance de ser ainda mais produtivo", destacou.

Presente ao evento, a chefe de gabinete da Secretaria da Administração (Saeb), Nelma Carneiro, lembrou a importância de todas as unidades estarem preparadas para utilizar o SEI. "Quando rodarmos a chave, as unidades precisam estar aptas à utilização do sistema eletrônico até porque ele vai estar vinculado aos sistemas de compras e financeiro do Estado", salientou.

Durante a apresentação, o coordenador de Implantação do SEI Bahia, Anderson Vasconcelos, trouxe uma visão geral do sistema e destacou que os administradores locais são os pilares para o andamento do processo. "Vocês são os profissionais designados para coordenar a implantação do Sistema Eletrônico de Informações em cada unidade”, disse.

Vasconcelos também falou sobre o Portal SEI Bahia, que foi desenvolvido pela Saeb em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). O site reúne informações e conteúdos sobre o novo software, além de fornecer conhecimento e suporte técnico aos administradores locais.

Ainda participaram do SEI! Administrar, a arquivista Adriana Souza Silva, que atua no Arquivo Público da Bahia; e os servidores Márcio Serapião, coordenador de Material e Patrimônio da Saeb, e Adriano Menezes, coordenador de Apoio às Licitações. Eles já utilizam o SEI e deram depoimentos sobre as suas primeiras impressões e experiências práticas.

SEI Bahia - Implantado em caráter piloto pela Saeb, o SEI Bahia visa eliminar o papel como suporte para a tramitação de processos administrativos.  Com a iniciativa, o poder executivo da Bahia tornou-se o primeiro do país a adotar o sistema, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O SEI é o sistema adotado no projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), realização conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.
 
Curta, acompanhe e compartilhe: facebook.com/saeb.govba
Twitter: twitter.com/saebgovba

 

O coordenador Anderson Vasconcelos diante da plateia de 100 pessoas: administradores são pilares do processo
O coordenador Anderson Vasconcelos diante da plateia de 100 pessoas: administradores são pilares do processo