Evento capacita profissionais para implantar o SEI

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Workshop

Nesta sexta-feira (25.08), profissionais de 75 órgãos, autarquias e fundações do Estado terão a oportunidade de obter conhecimento para viabilizar nas suas unidades a implantação do SEI Bahia, o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo. O grupo participará do Workshop SEI! Administrar, que será promovido pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), das 9h às 12h, no auditório da Secretaria de Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia.

“Nosso objetivo é fornecer as competências necessárias para a atuação dos administradores locais, que são os profissionais designados para coordenar a implantação do Sistema Eletrônico de Informações em cada unidade”, explica o coordenador de implantação do SEI Bahia, Anderson Vasconcelos. Durante o encontro, Anderson pretende não apenas proporcionar aos administradores locais uma visão geral do novo sistema, seus objetivos e benefícios, como fornecer a eles orientações técnicas e um guia com sete passos para a implantação dos tipos de processos nas unidades.

Na programação do evento, estão previstas ainda entrevistas com profissionais da Saeb que já trabalham com o SEI Bahia e, ao final, uma apresentação sobre o tema Gestão Documental, a ser realizada pela arquivista Adriana Sousa Silva, do Arquivo Público do Estado da Bahia. “A ideia é orientar os órgãos quanto aos dispositivos legais, procedimentos e práticas para a gestão arquivística de documentos durante todo o ciclo de vida, ou seja, desde a criação até sua destinação final”, antecipa Adriana, que também integra a equipe do SEI.

Lançamento - Outro destaque na agenda do workshop SEI! Administrar é o lançamento oficial do Portal SEI Bahia (www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br), Desenvolvido pela Saeb em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), o site reúne as mais diversas informações e conteúdos sobre o novo software, além de fornecer conhecimento e suporte técnico aos administradores locais. 

Implantado em caráter piloto pela Saeb, o SEI visa eliminar o papel como suporte para a tramitação de processos administrativos.  Com a iniciativa, a Bahia tornou-se o primeiro estado do país a adotar o sistema, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O SEI é o sistema adotado no projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), realização conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.