Amargosa realiza ações de sensibilização na reta final da implantação do SEI Bahia

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O município de Amargosa, no centro-sul da Bahia, está em contagem regressiva para a entrada em operação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o software de tramitação eletrônica que permite eliminar o papel em administrações públicas. Nestas quarta (09) e quinta-feira (10), quatro eventos de sensibilização para a transformação digital mobilizaram cerca de 150 servidores no auditório da prefeitura municipal como parte dos preparativos para a reta final de implantação do sistema informatizado.

“Amargosa é amante da inovação e da modernização e estamos muito gratos ao governo do Estado por esse projeto que vai permitir um avanço significativo nas nossas rotinas administrativas: mais do que apoio, tem sido um incentivo e uma estrutura que nunca sonhamos ter”, elogia o secretário de Administração, Finanças e Desenvolvimento Institucional de Amargosa, Joanildo Borges de Jesus.

 ”O engajamento no projeto tem sido fantástico, com comprometimento total das lideranças e equipes, que têm demonstrado espírito inovador e desejo de promover mudança e melhorias do serviço público”, completa o coordenador do SEI Bahia, Márcio Souza, da Secretaria da Administração do Estado (Saeb). À frente do trabalho de sensibilização, Marcio tem aproveitado os eventos para mostrar aos servidores as principais funcionalidades do sistema, além de apresentá-los à equipe que irá assessorar no levantamento dos processos do município.

Processo no 1 - A expectativa é de que já na próxima quarta-feira (16.10), o prefeito do município, Júlio Pinheiro, abra o processo de número 1 no SEI, em um gesto simbólico que marcará a virada de chave da implantação do sistema. A partir daí, todos os processos e documentos administrativos do município terão que ser obrigatoriamente gerados pelos servidores na ferramenta digital.

Com a medida, Amargosa se tornará a primeira cidade contemplada pelo projeto SEI Bahia Municípios a ter o sistema implantado. Iniciativa do governo estadual em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação, o SEI Bahia Municípios visa disseminar, nas administrações municipais baianas, a tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos.

Em Amargosa, o processo foi deflagrado em julho deste ano, com a realização de um Workshop de Transformação Digital. Juntamente com Lauro de Freitas, a cidade foi uma das primeiras a aderir à iniciativa, ainda como projeto piloto. Atualmente, já são 73 os municípios do Estado que assinaram termos de cooperação com a Saeb com o objetivo de implantar o SEI em suas unidades.

Economia - Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI foi adotado em 2017 pelo Poder Executivo Estadual. Desde então, a solução já permitiu ao governo baiano uma economia direta de mais de R$ 222 milhões, além de proporcionar a preservação de aproximadamente 111 mil árvores graças à redução no consumo de papel.

Com o SEI Bahia Municípios, as equipes do Estado passaram a transferir a expertise obtida com o sistema para as administrações municipais. Além disso, a cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação vem permitindo ao Estado gerir as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os municípios. Para completar, uma parceria com a Prodeb viabiliza a infraestrutura necessária para a implantação do software, com serviços na área de suporte e hospedagem de dados.