Capacitação

 

A capacitação visa preparar os servidores do governo estadual para operar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A iniciativa é uma das etapas essenciais para o sucesso da implantação do sistema, que irá extinguir o uso de papel como suporte físico para o trâmite dos processos administrativos do Estado.

 

Em um primeiro ciclo de capacitação, realizado no período de maio e junho de 2017, foram atingidos aproximadamente 435 funcionários públicos de 30 órgãos do Governo. Com carga horária de 08 horas, distribuídas ao longo de um dia de atividade, o curso de natureza introdutória teve como objetivo apresentar as funcionalidades do sistema, de forma prática e interativa, aos servidores que trabalham com tramitação de processos.

 

Ministrado por profissionais do quadro de instrutoria interna da Saeb capacitados pela equipe de implantação do SEI Bahia, o treinamento habilitou os usuários a identificar os elementos da tela inicial do sistema; consultar processos recebidos e gerados; criar e alterar, relacionar e excluir processos; além de criar, editar e excluir documentos. Parte do público do curso foi identificado para atuar como agente multiplicador, disseminando o conhecimento sobre o sistema nas suas unidades.

 

Novos ciclos de treinamento já estão previstos por meio do Programa de Capacitação do Estado. Os interessados devem ficar atentos às informações sobre a formação de turmas que serão divulgadas por meio do Site do SEI Bahia, ou encaminhar email para capacitacao.srl@saeb.ba.gov.br.

 

Em paralelo, recomenda-se também a participação no curso virtual SEI! USAR, oferecido gratuitamente pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Realizado inteiramente via internet por meio da plataforma Moodle (disponível na Escola Virtual Enap), o treinamento tem carga horária de 20 horas que devem ser cursadas, preferencialmente, ao longo de três semanas.  Mais informações sobre o curso, e a programação com a oferta de novas turmas, podem ser conferidas no site da ENAP (www.enap.gov.br).