SEI Bahia retoma capacitações presenciais de servidores

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A Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) retomou as capacitações presenciais para servidores do curso de introdução ao SEI Bahia, sistema digital de gestão de processos e documentos administrativos do Poder Executivo. Em função da pandemia de Covid-19, a única opção possível era o treinamento a distância: o SEI USAR!, ministrado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). 

A partir deste mês, a Saeb vai disponibilizar oito turmas mensais, com 16 vagas cada. As solicitações devem ser encaminhadas pelo administrador local de cada órgão para a Coordenação do SEI Bahia, por intermédio do e-mail: trinamento.seibahia@saeb.ba.gov.br. Os pedidos vão obedecer a ordem de chegada.  

Servidores que possuem interesse devem entrar em contato com o administrador local do seu órgão, que pode ser identificado pelo link no SEI Bahia (www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br/faq/administrador-local). O curso presencial tem carga total de 8h. A capacitação é realizada na sede da Universidade Corporativa do Servidor (UCS-Sefaz), às terças-feiras e quintas-feiras.

O objetivo do curso é capacitar os servidores para utilização do SEI, fornecendo informações sobre as principais funcionalidades do sistema, apresentadas de forma prática, através de dinâmicas e com acompanhamento de instrutores. São conhecimentos introdutórios para aqueles que atuam na gestão de documentos ou utilizam o sistema para tramitação processual. O sistema é auto-explicativo, possui uma interface amigável e boa navegabilidade.

A Bahia foi o primeiro estado do país a adotar o SEI, um software criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Com o sistema, os processos administrativos do estado passaram a tramitar de forma 100% eletrônica, eliminando uso de papel.  A implantação concedeu maior celeridade e praticidade à tramitação dos processos. O SEI Bahia também trouxe mais segurança processual, além de economia com redução de gastas com transporte, correios, impressão, dentre outros.