Live comemora cinco anos do sistema de tramitação eletrônica do Estado

Data
Termos
aniversário

Mais de 41,5 milhões de documentos e 3,5 milhões de processos gerados eletronicamente, eliminação do consumo de 522 milhões de folhas de papel e uma economia direta de R$ 104,5 milhões para os cofres públicos, além dos ganhos em agilidade e produtividade para a máquina pública. Estas são algumas das conquistas que estiveram em destaque na manhã desta quarta (30.03), durante a live de cinco anos do SEI Bahia, o sistema de documentos e processos administrativos digitais do Poder Executivo Estadual implantado pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb).  

“O SEI Bahia é hoje uma referência nacional, um ponto de inflexão nas rotinas administrativas do Estado, mas que só se tornou possível graças à capacidade técnica da máquina estadual”, afirmou, na abertura do evento, o secretario da Administração Estadual, Edelvino Góes, ao ressaltar também as dimensões do sistema, que já é hoje a maior versão do SEI em memória armazenada, com 75 terabytes de dados. “Os números do SEI Bahia são muito expressivos, mas o mais importante são os ganhos que ele traz em eficiência, controle e transparência para a máquina pública”, acrescentou o secretário.

Também durante o evento, o diretor de Inovação e Gestão de Projetos de TIC Anderson Vasconcelos Prazeres fez uma apresentação sobre as novidades que estão previstas para o futuro do sistema, como os novos serviços que surgirão da integração do sistema com a plataforma SAC Digital e a versão 4.0 do SEI Bahia, que deverá estar disponível no final deste mês de abril. “O novo SEI terá um ambiente gráfico reformulado e vai permitir uma integração inédita entre os diversos órgãos da federação que utilizam o sistema”, ressaltou.

Já o coordenador do SEI Bahia, Márcio Souza aproveitou o evento para transmitir ao público uma série de boas práticas importantes para garantir o bom desempenho do sistema. “O SEI Bahia cresceu com sucesso nestes cinco anos, mas para que ele possa se manter de forma saudável e com alta performance, é preciso que os servidores utilizem o sistema de forma correta e funcional”, explicou Márcio, ao apresentar dicas importantes para o dia a dia dos usuários, como, por exemplo, a utilização do campo Especificação, durante a abertura dos processos.  

 

Curta, acompanhe e compartilhe: Facebook: facebook.com/saeb.govba

Twitter: twitter.com/saebgovba – Instagram: saebgovba