Governo lança portal sobre transformação digital

Data
Termos
evento

Nos últimos anos, as novas tecnologias da informação vêm revolucionando os processos da administração pública e a própria relação dos governos com os cidadãos. A partir da próxima quarta-feira (22.09), às 10 horas, os servidores públicos e a população em geral terão à sua disposição um ambiente com informações atualizadas sobre a atuação do governo baiano nesta área. A data marca a realização da live de lançamento do Portal da Transformação Digital, uma iniciativa da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb).

Com transmissão pela plataforma de webconferência Teams, o evento virtual terá em sua programação apresentações sobre o tema da transformação digital, intercaladas com números musicais conduzidos pela Orquestra Neojibá. Direto da sede do projeto do governo estadual, situada no Parque do Queimado, na Liberdade, os jovens músicos vão interpretar de canções da MPB, como “Pela Internet”, de Gilberto Gil, ao movimento  “A Primavera”, do clássico "As Quatro Estações", de Vivaldi.

Na ocasião, também será exibido um vídeo sobre o impacto da pandemia – e dos processos de transformação digital - nas atividades dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia.  Outro destaque do evento será a presença dos consultores Diego Ribeiro e Jaime Gama, do Grupo Gartner, que falarão sobre a atuação do governo baiano na área de transformação digital. Empresa de atuação internacional, a Gartner dá assessoria técnica à Saeb em tomadas de decisão relacionadas à adoção de novas tecnologias

Ainda na agenda da live, estão previstos pronunciamentos do secretário da Administração Edelvino Góes, e do superintendente de Gestão e Inovação do Estado, Anderson Prazeres, que irá apresentar ao público o novo site. “O objetivo precípuo do portal é fomentar a comunicação sobre a transformação digital e a sua relação com um governo, que sem dúvida, será a cada dia mais digital”, explica o superintendente.

Ao navegar no endereço eletrônico, os usuários poderão, entre outras coisas, aprender sobre as novas tecnologias adotadas pelo Estado - como Inteligência Artificial, Chatbot e Robotic Process Automation (RPA) -, ter acesso à legislação sobre o tema e conhecer os modelos de governança e de digitização de serviços adotados, além das principais iniciativas do governo na área de transformação digital, a exemplo da plataforma de serviços públicos SAC Digital, do sistema de tramitação eletrônica SEI Bahia e do RH Bahia, o  sistema informatizado de gestão de pessoas. Para completar, o portal ainda vai disponibilizar um painel que irá monitorar os serviços públicos do Estado do ponto de vista de vista do grau de maturidade dos processos de digitização.

 

 

Curta, acompanhe e compartilhe: Facebook: facebook.com/saeb.govba

Twitter: twitter.com/saebgovba – Instagram: saebgovba