Portal SEI Bahia ganha assistente virtual para auxiliar usuários do sistema de processo eletrônico do Estado

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O Portal SEI Bahia ganhou uma nova ferramenta para auxiliar os usuários do sistema de processo eletrônico do estado. A plataforma conta agora com um assistente virtual, que vai esclarecer dúvidas do SEI Bahia, orientar sobre serviços, funcionalidades, processos, dentre outras opções. 

A nova ferramenta vai facilitar a utilização do SEI Bahia, automatizar o processo de atendimento, permitindo atender um grande número de pessoas simultaneamente e, ao mesmo tempo, responder os usuários de forma individualizada. Isso tudo será possível porque o assistente virtual usa a tecnologia de chatbot, software que utiliza respostas parametrizadas, inteligência artificial e simula um ser humano na conversação com os usuários. 

 

O assistente virtual auxilia os usuários através de parâmetros predefinidos pelos programadores como palavras chaves e fluxos de navegação. Assim, os usuários recebem respostas automáticas, com base na parametrização, em diálogos semelhantes aos dos seres humanos.  

 

Inteligência Artificial - Os chatbots também analisam os dados fornecidos pelos usuário, identifica padrões semelhantes e fornece respostas com base nas similaridades de repostas anteriores. Dessa forma, quanto mais o sistema é utilizado, mais eficiente vai se tornando, em função da maior quantidade de dados acumulados. 

 

O assistente virtual do SEI Bahia vai atender aos usuários internos (servidores), usuários externos (cidadãos), administradores locais (servidores que fazem interlocução entre unidades do estado e a coordenação do SEI), além de também atender cidadãos que ainda não são usuários.

 

Ao acessar o portal SEI Bahia, o usuário vai encontrar o ícone do assistente virtual no canto inferior direito. Para começar a utilizar o chatbot, basta clicar sobre o ícone.   Inicialmente, o assistente virtual vai querer identificá-lo, perguntando se você é usuário interno, usuário externo, administrador local ou ainda não é usuário. 

Após a resposta, o chatbot vai fornecer um menu com várias opções. A operação se repete: para cada resposta, um novo menu com múltiplas escolhas, até que o usuário obtenha a informação desejada. O assistente virtual vai guiando o usuário por trilhas predefinidas, até que ele encontre o que deseja. Em situações excepcionais, caso o chatbot não consiga obter a resposta desejada, o usuário será direcionado para um atendimento humano.

Fonte: Ascom/Saeb