Ferramenta vai integrar SEI Bahia a sistemas do Tribunal de Contas do Estado

Data
Termos
funcionalidade

A Secretaria de Administração do Estado (Saeb) está lançando uma aplicação que vai integrar o sistema de tramitação eletrônica do Estado, SEI Bahia, aos sistemas informatizados do Tribunal de Contas do Estado (TCE).  A nova solução acoplada ao Sistema Eletrônico de Informações - que é utilizado por 64 unidades da administração direta e indireta - vai conferir mais praticidade ao envio de documentos e processos administrativos para o Tribunal de Contas do Estado, ajudando a cumprir exigências formais do órgão durante processos de auditoria. A previsão é de que a funcionalidade esteja disponível na segunda quinzena de junho.

De acordo com o superintendente de Gestão e Inovação da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), Anderson Prazeres, o desenvolvimento da interface entre os sistemas atendeu a uma solicitação do próprio TCE, com o objetivo de solucionar uma  dificuldade técnica relacionada à conversão de arquivos SEI em PDF único, que ocorria sempre que os processos incorporavam arquivos criados nos formatos do pacote Office, como Word e Excel. 

"A versão 4.0 do SEI - lançada recentemente pelo TRF 4 - já resolve este problema, mas nós saímos na frente e criamos uma solução muito simples e amigável, que além de resolver o problema gera mais comodidade para os auditores", explica o superintendente, ao lembrar que todo o  desenvolvimento da aplicação foi orientado por requisitos definidos por um grupo de trabalho formado pela equipe SEI e por técnicos do TCE, da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) e do Coordenação de Controle Interno (CCI) da Saeb.

No último dia 10 de junho, em um evento virtual promovido pela equipe SEI em parceria com a Auditoria Geral do Estado (AGE) a nova funcionalidade foi apresentada a um grupo  de 80 representantes das Coordenações de Controle Interno dos diversos órgãos estaduais que interagem com o TCE.  "A proposta é que estes profissionais atuem como agentes multiplicadores do conhecimento para os gestores de suas unidades  que disponibilizam processos para o TCE", informa o coordenador do SEI Bahia, Márcio Souza. Os interessados em aprender a utilizar a solução também podem acompanhar a gravação do evento virtual pelo link  https://bit.ly/3v1EOfq.

O coordenador chama atenção ainda para o fato de que os usuários da nova ferramenta precisarão ser cadastrados para ter acesso à nova funcionalidade. "Por isso, é muito importante  que  os  administradores locais do Sei Bahia  nos encaminhem a lista com os dados de todos os responsáveis nas suas unidades pela realização destas atividades", ressalta Marcio.