Nova versão do SEI vai permitir comunicação com órgãos federais e de outros Estados

live

Em breve, os servidores estaduais vão poder  se comunicar por meio do SEI Bahia com os 350 órgãos federais e as unidades dos 12 Estados da federação que também usam a ferramenta  para  tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos. A novidade - propiciada pelo  lançamento da versão 4.0 do sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4) - foi anunciada em primeira mão no final da manhã de hoje (07.04) pelo secretário de Administração do Estado da Bahia Edelvino Góes durante a live "Em dia com o SEI: novas ferramentas e funcionalidades", que mobilizou mais de 700 servidores dos mais diversos órgãos estaduais.

Durante o evento, o secretário fez um balanço dos ganhos financeiros e de gestão propiciados pelo sistema, cedido gratuitamente à Administração Estadual pelo TRF4. Com mais de 2,2 milhões de processos abertos desde o início da sua implantação, e cerca de 95 mil usuários cadastrados - entre servidores e cidadãos que interagem com o Estado, - o SEI Bahia já gerou para os cofres públicos uma economia estimada em R$ 180 milhões, levando em conta não apenas a eliminação das despesas com a confecção de processos físicos como também com sua guarda e indexação digital, além dos investimentos que seriam necessários para aquisição de um sistema do gênero.

"São ganhos expressivos, mas o mais preponderante é que o sistema se tornou, como tínhamos convicção desde o início, um ponto de inflexão nas nossas rotinas administrativas: o êxito do SEI é o êxito de toda a máquina pública", afirmou o secretário. Na sequência, o superintendente de Gestão e Inovação da Secretaria da Administração (Saeb), Anderson Prazeres, chamou atenção para o potencial de ganho que o SEI Bahia ainda trará para o estado, como consequência do grande volume de dados disponíveis no sistema. "O SEI tem muito informação valiosa, por isso a gestão do conhecimento será a grande economia que ele trará para o Estado", explicou Anderson.

Novas funcionalidades - Durante o evento, também foram apresentados ao público uma série de novidades que estão sendo colocadas à disposição dos usuários do SEI Bahia. O superintente Anderson Prazeres mostrou as novas funcionalidades  da ferramenta de Business Intelligence (BI) do SEI Bahia, com destaque para os relatórios estatísticos que podem ser acessados pelos administradores locais do sistema nas unidades.

Já o  diretor de Inovação e Gestão de Projetos de TIC da Saeb, Cesar Augusto Rocha mostrou na prática como os usuários do SEI Bahia podem interagir com  Assistente de Atendimento Robotizado (chatbot),  um programa de computador que permite tirar dúvidas e obter respostas do sistema, de forma rápida e assertiva. "Trata-se de uma ferramenta importante neste momento em que temos cerca de 50 mil  usuários externos, que utilizam a ferramenta sem passar por treinamento", explicou César,

Por último, o coordenador do SEI Bahia, Marcio Souza fez uma apresentação sobre o  módulo de peticionamento eletrônico, que permite a não servidores abrir processos e anexar documentos ao sistema.  "O módulo que nos foi cedido gratuitamente pela Anatel nos ajuda a permitir que o usuário externo possa interagir com o Estado de forma 100% remota, sem ter de levar documentos ao protocolo para scanneamento", explica Marcio.  Para que estas facilidades sejam oferecidas, no então,   o coordenador chamou atenção  para a importância das unidades definirem quais os seus tipos de processos que precisam ser configurados no módulo de peticionamento, além de concluírem a implantação de todos os processos finalísticos (como são denominados os processos específicos de cada órgão).

Fonte: Ascom/Saeb