Demanda de cidadãos e empresas por acesso a sistema duplica durante pandemia

usuários externos

Desde o início das medidas de distanciamento social para evitar a contaminação pelo coronavirus na Bahia, o governo estadual registrou um crescimento de 112% na média mensal de novos usuários externos ativos no SEI Bahia, o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo. Em apenas seis meses, 5.356  usuários de fora do governo - incluindo empresas fornecedoras, estudantes das universidades estaduais e cidadãos em geral - passaram a utilizar o software para interagir com o Estado em processos do seu interesse.

No total,  há hoje no SEI Bahia  34 mil  usuários externos cadastrados. Antes da pandemia, a  média era de 421 novos cadastro ativos por mês  Do último mês de março até agosto, esta média mensal mais do que duplicou, saltando para 892. A maior demanda foi registrada no mês de julho, quando a equipe do SEI Bahia chegou a contabilizar a liberação do cadastro de 1.600 novos usuários externos.

Graduação virtual - Responsável pelo trabalho de cadastramento, o servidor André Passos conta que o incremento na demanda foi impulsionado principalmente pela decisão das universidades estaduais de usar o sistema informatizado para viabilizar a realização de cerimônias de colação de grau por videoconferência. Ao tornarem-se usuários externos do SEI Bahia, os graduandos têm condição de assinar digitalmente a ata da solenidade de colação de grau.

"A primeira universidade a adotar a prática foi a UNEB, que disponibilizou a opção para 1500 graduandos; depois, foi a vez da UESB, com 2500 alunos concluintes , e agora também a UESC está aderindo à iniciativa", conta André, ao relatar que em momentos de pico, chegou a viabilizar o cadastramento de quase 100 usuários externos em um só dia.

Peticionamento eletrônico -  O coordenador do SEI Bahia Marcio Souza acredita que a tendência é de que no futuro próximo haverá uma procura ainda maior de cidadãos e empresas pelo uso do sistema, graças à previsão de implantação de um módulo de peticionamento eletrônico no SEI Bahia. "Hoje, os usuários externos podem assinar e ter vistas do processo; com o novo módulo, eles poderão também inserir documentos, o que vai despertar muito interesse pela comodidade de evitar deslocamentos até os órgãos", explica Márcio

Cadastramento - Para se tornar usuário externo do SEI Bahia, os interessados devem fazer um pré-cadastro no Portal SEI (http://www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br/), criando seu login e senha. Na sequência, ele receberá um e-mail com uma lista de documentos a serem enviados ao Estado. Após a checagem destes documentos, o cadastro no sistema é liberado.

Cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI começou a ser implantado no governo baiano em março de 2017. Desde então, já foram gerados mais de 1, 6 milhão de processos por meio do sistema informatizado. Graças à iniciativa, coordenada pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o Estado já deixou de consumir 241 milhões de folhas de papel, o que gerou uma economia de aproximadamente R$ 48 milhões e a preservação de 12 mil árvores.