Saeb usa solução tecnológica em transmissão ao vivo para 783 servidores

Data
Termos
Live BI SEI

A Secretaria da Administração (Saeb) realizou uma transmissão ao vivo, via internet, para um grande público, usando um aplicativo de comunicação institucional adotado pelo Governo do Estado, na última sexta-feira (10). A live contou com 650 espectadores simultaneamente e um total de 783 acessos individuais, maior público nesse tipo de transmissão do estado, usando a ferramenta tecnológica. 

O aplicativo de comunicação ganhou impulso durante a pandemia, com a proibição de realizar reuniões e eventos como workshop presencialmente. A ferramenta disponibiliza recursos que facilitam o trabalho colaborativo em equipe como mensagem de texto, realizar telefonemas, fazer chamadas e transmissões de vídeos, assim como compartilhar arquivos e dados. Anteriormente, a utilização do aplicativo não passava da casa de duas dezenas, enquanto que após o início da pandemia já ultrapassou um total de 25 mil eventos (reuniões virtuais, transmissões, vídeo chamadas e outras).

A transmissão foi usada para fazer o lançamento do Business Intelligence (BI) do Sistema Eletrônico de Informação (SEI Bahia). A live foi voltada para gestores estaduais, superintendentes, diretores e administradores locais do SEI Bahia. A Saeb, por intermédio da Superintendência de Gestão e Inovação (SGI), realizou a transmissão para apresentar para os servidores públicos a funcionalidade e potencialidade do BI do SEI Bahia. Quem não pode assistir a transmissão, pode encontrar o conteúdo no Youtube Oficial da Saeb (@saebgovba) ou na área de vídeos do Portal SEI Bahia (www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br).

Em um período normal, o lançamento do Business Intelligence (BI) seria realizado em um auditório, em um evento com a participação presencial das pessoas. A transmissão realizada pelo aplicativo permitiu que os servidores, além de assistir, pudessem também interagir, fazendo perguntas pelo chat do aplicativo. Os apresentadores também podem exibir telas com informações e dados como se fosse um Power Point, além de poder compartilhar documentos e arquivos com os espectadores. 

“A ferramenta é uma solução tecnológica muito relevante nesse momento porque temos condições de realizar virtualmente apresentações e eventos que não podemos fazer de forma presencial em virtude da pandemia”, explicou Anderson Prazeres, superintendente de Gestão da Inovação da Saeb.  

A transmissão foi usada para apresenta o Business Intelligence (em português, Inteligência de Negócios), uma ferramenta tecnológica de gestão que coleta informações e as analisa e as organiza em painéis. Para operacionalizar o Business Intelligence do SEI Bahia foi usado o aplicativo Power BI, também pertencente a Plataforma Office 365.   As informações auxiliam os gestores na tomada de decisões. O SEI Bahia é o sistema de processos eletrônicos do Estado, lançado, em dezembro de 2016, com o objetivo acabar com processos administrativos em meio físico no Estado e extinguir a utilização do papel.

 

Curta, acompanhe e compartilhe: Facebook: facebook.com/saeb.govba
Twitter: twitter.com/saebgovba – Instagram: saebgovba