Saeb lança ferramenta de gestão para o SEI

Data
Termos
Tecnologia

A Secretaria da Administração (Saeb) lançou no dia 10) de julho o Business Intelligence (BI) do Sistema Eletrônico de Informação (SEI Bahia). O lançamento foi transmitido ao vivo pelo aplicativo Microsoft Teams, a partir das 10h. Voltado para gestores estaduais, superintendentes, diretores e administradores locais do SEI Bahia, o Business Intelligence disponibiliza um conjunto de informações estratégicas sobre os fluxos de processos administrativos dos órgãos públicos, permitindo tomadas de decisão para o aprimoramento da máquina pública.

Business Intelligence (em português, Inteligência de Negócios) é uma ferramenta tecnológica de gestão que coleta informações e as analisa e as organiza em painéis. Denominados de Dashboards, os painéis oferecem aos usuários do BI uma grande quantidade de informações estratégicas como indicadores, estatísticas e métricas, apresentados por meio de gráficos e tabelas. As informações auxiliam os gestores na tomada de decisões. A solução tecnológica é amplamente adotada por organizações públicas e privadas em todo mundo.

O SEI Bahia é o sistema de processos eletrônicos do Estado. Lançado pela Secretaria da Administração, em dezembro de 2016, o sistema tinha como objetivo acabar com processos administrativos em meio físico no Estado e extinguir a utilização do papel. Atualmente, o sistema já ultrapassou a casa de 1 milhão de processos eletrônicos, possui cerca de 40 mil usuários cadastrados e deixou de consumir mais de 150 milhões de folhas de papel.

A partir das informações contidas nos gráficos e tabelas do BI, os gestores vão poder, por exemplo, detectar eventuais gargalos, verificar a produtividade de setores, identificar a existência de um volume muito grande de documentos em determinado setor, dentre outros indicadores relevantes para a administração.

O secretário da Administração ressaltou a importância dos recursos oferecidos pelo Business Intelligence para os gestores públicos. “É uma ferramenta de gestão que vai proporcionar informações estratégicas para os administradores públicos, permitindo uma visão ampla sobre o fluxo de processos administrativos nos seus órgãos. Os indicadores e estatísticas gerados pelo BI vão permitir que os gestores adotem medidas administrativas para melhorar a eficiência nos seus órgãos e setores”, explicou Góes.

O projeto do BI SEI Bahia foi desenvolvido pela Secretaria da Administração, por intermédio da Superintendência de Gestão e Inovação (SGI/Saeb). Os responsáveis pelo projeto usaram o Power BI, tecnologia da Microsoft, para criar um painel central de informações (Dashboard) com interface amigável, de fácil uso, que traz os indicadores e estatísticas mais relevantes para os gestores. Em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), também foi desenvolvido um controle de acesso de usuários ao Business Intelligence. Servidores autorizados pelos órgãos serão previamente cadastrados e terão acesso ao BI via portal SEI Bahia.