Nova versão de app traz facilidade para usuários do SEI Bahia

Data
Termos
atualização

Os usuários do SEI Bahia já podem ter acesso à nova versão do aplicativo para celular do sistema informatizado de gestão de processos e documentos administrativos digitais adotado pelo Poder Executivo Estadual. Disponível por meio das lojas virtuais Apple Store e Google Play, a nova versão do app traz entre as suas novidades a realização de login e assinatura por meio de recursos de biometria e reconhecimento facial, além de uma funcionalidade que permite ao usuário compartilhar conteúdos via WhatsApp.

"É uma mudança significativa, que tornou o aplicativo muito mais pratico, funcional e interativo", acredita o coordenador do SEI Bahia Marcio Souza, citando as facilidades do compartilhamento via Whatsapp. Outro ganho importante, em sua opinião, diz respeito à questão da segurança. "O reconhecimento facial nos permite acessar o sistema, de forma mais segura, sem a necessidade de digitar senha", explica.

Entre as outras vantagens trazidas pelo novo app estão, por exemplo, a implantação de melhorias na usabilidade das pesquisas de envio de processo  e mudança de unidade, a inclusão da funcionalidade assinatura dentro do editor de texto do documento interno e a exibição do histórico de ciências do processo, além de evoluções para a funcionalidade de acompanhamento especial de processos.

Cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI começou a ser implantado no governo baiano em março de 2017. Desde então, já foram gerados mais de 17.8 milhões de documentos por meio do sistema informatizado. Graças à iniciativa, coordenada pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o Estado já deixou de consumir mais de 226 milhões de folhas de papel, o que gerou uma economia de aproximadamente R$ 45 milhões e a preservação de 11.5 mil árvores.