Prodeb lança sistema para integração com o SEI Bahia

Data
Termos
parceria

A Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) lançou o Sistema Integra, que vai permitir interligar os processos de faturamento da empresa ao Sistema Eletrônico de Informação (Sei Bahia), software de processos digital do Estado. Com o advento, os processos passam a tramitar de forma totalmente digital, gerando mais celeridade, segurança e transparência.

O Sistema Integra foi desenvolvido pela Prodeb, em parceria com a Superintendência de Gestão e Inovação da Secretaria da Administração (SGI/Saeb), responsável pela gestão do SEI Bahia. Com a nova tecnologia, os processos de fatura da Companhia passam a ser carregados para o software do Integra, possibilitando o envio eletrônico para o SEI Bahia, sistema de processo digital, usado pelos órgãos públicos estaduais. Assim, as entidades governamentais que usam serviços da Prodeb, recebem as faturas de forma mais ágil e segura.

Anteriormente, os processos de fatura eram instruídos em meio físico (papel) e, posteriormente, transformados em PDF para serem enviados por e-mail. Todo o procedimento era manual e trabalhoso, além de suscetível ao erro humano. A Prodeb precisava buscar informações individualmente no site da Sefaz Municipal e na rede da Companhia.

A partir de agora, com advento da nova tecnologia, bases de dados passam funcionar de forma interligada ao Sistema Integra, gerando automaticamente um processo eletrônico no SEI Bahia. Toda tramitação do processo passa a ser mais célere, transparente e segura. A quantidade de pessoas envolvidas na atividade e o tempo para a execução da tarefa serão reduzidos.

Outra vantagem é a redução de falhas, já que o processo passa a ser completamente automatizado. Com o uso do novo software, a Prodeb e os clientes também podem acompanhar, em tempo real, todas as etapas do processo de pagamento. Inicialmente o Integra vai funcionar nos processos de faturamento das secretarias da Administração, Planejamento, Fazenda, Educação e Saúde. Posteriormente será expandido para outros órgãos.]

A Prodeb, empresa pública de processamento de dados, presta serviços para os órgãos estaduais como desenvolvimento de softwares, sistema de redes e de conectividade, data center, dentre outros. As entidades públicas do Estado utilizam os serviços da Companhia e pagam as faturas no final de cada mês.  

A Companhia de Processamento de Dados criou o Sistema Integra para interagir com a rotina de processo de faturamento já disponível no SEI Bahia. O Sistema Eletrônico de Informação foi lançado pela Secretaria da Administração, em dezembro de 2016, com o objetivo extinguir a utilização do papel como suporte físico para processos administrativos. Hoje, o SEI Bahia já ultrapassou a casa de 1 milhão de processos eletrônicos, possui 40 mil usuários cadastrados e eliminou o consumo de 150 milhões de folhas de papel. O sistema de processo eletrônico está presente em quase todos órgãos estaduais e já gerou economia para os cofres públicos de R$30 milhões, com a redução dos processos físicos e de seus gastos.