Futuro do SEI Bahia passa por soluções inovadoras em transformação digital

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Petição eletrônica, formulários inteligentes e recursos de big data para permitir o levantamento de estatísticas de apoio às decisões dos gestores do Estado. As novidades fazem parte do futuro que está sendo delineado para o SEI Bahia, o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo. Na quarta-feira (11.03), o tema esteve em pauta na reunião do Comitê Executivo do SEI Bahia, realizada no auditório da Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Na ocasião, também foi discutida a necessidade de dar maior impulso à implantação no sistema pelos órgãos dos processos finalísticos, aqueles específicos de determinadas unidades do Poder Executivo Estadual. “A implantação do SEI Bahia representa um salto enorme para as rotinas administrativas do Estado: as unidades precisam refletir sobre isso e trazer este ganho de produtividade para os seus processos internos”, alertou o secretário de Administração do Estado, Edelvino Góes.

Além do secretário, participaram do encontro os demais membros do comitê: Lucas Moreira, Anderson Vasconcelos e César Augusto dos Santos  (todos da Saeb); Mila Paim (Casa Civil); Hélio Junior (Secretaria da Fazenda); Rommel Cavalcanti (APG SEFAZ); Adriana Silva (Arquivo Público da Bahia) e Makoto Koshima (Prodeb). Como convidados, estiveram presentes ainda Milton Coelho Filho (Saeb), Jassicon Santos (Sesab), Matheus Martins e Mercia Carvalho (SEC).

Superintendente de Gestão e Inovação da Saeb, Anderson Vasconcelos fez uma apresentação ao grupo sobre a agenda de transformação digital do SEI Bahia.  “Até o momento, a economia proporcionada pelo SEI está ligada à redução no consumo de papel, no futuro ela virá da capacidade da tecnologia de permitir ao Estado empregar melhor os recursos no atendimento às demandas do cidadão”, ressaltou Anderson, citando as vantagens que serão proporcionadas, por exemplo, pela automação dos processos e pelo uso de soluções em Big Data e Inteligência Artificial.   

Na agenda das novidades para o SEI Bahia este ano, já está prevista inclusive a disponibilização, a partir de maio de 2020, de um Painel de Gestão, com recursos de Business Inteligence (BI), que vai permitir às unidades levantar estatísticas relacionadas à geração e trâmite dos processos no sistema. Também está programada, entre outras iniciativas, a implantação de um módulo de peticionamento eletrônico no software e o desenvolvimento, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), de um projeto piloto com uso de formulários inteligentes, que são instrumentos de incorporação de atributos e sistematização de dados.

Cedido ao governo baiano pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI começou a ser implantado no Estado em março de 2017. Desde então, a equipe do projeto já contabilizou mais de 1,3 milhão de processos abertos e aproximadamente 15 milhões de documentos gerados no sistema informatizado. Graças à iniciativa, o Estado deixou de consumir mais de 197 milhões de folhas de papel, o que gerou uma economia de 39,5 milhões de reais para os cofres públicos.

 

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