Estado inclui novos tipos de processos no SEI Bahia

Data
Termos
processos cadastrados

A Secretaria da Administração (Saeb) acaba de incluir catorze novos processos no SEI Bahia, o sistema informatizado de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo. Com isso, o projeto alcança 405 tipos de processos cadastrados no sistema, sendo 155 finalísticos (próprios dos órgãos) e 250 sistêmicos, que irão eliminar o papel como suporte físico para tramitação de documentos e processos.

A lista dos novos processos cadastrados foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 29 de dezembro e são relacionados à gestão de imóveis, como avaliação, consulta de propriedade, incorporação e regularização de dados junto ao Simov, isenção de tributos e cessão de uso administrativo; ao cadastro de consignatárias, como inscrição, contratação, requerimento, aditamento e rescisão; e a outros processos, relacionados à Junta Médica, Planserv, seguro habitacional e pagamento de premiação a servidor.

A inclusão destes processos faz parte da sétima onda de implantação do SEI Bahia. De acordo com o coordenador do SEI Bahia, Anderson Vasconcelos (Saeb), esta é a maior fase do projeto desde sua implantação, em março de 2017, “praticamente dobrando a quantidade de tipos de processo contemplados pelo sistema”. Esta fase também será dedicada à implantação de processos residuais, que ainda não foram mapeados pela administração pública.

Em um ano e cinco meses de implantação, a equipe do projeto já contabilizou mais de três milhões de documentos no novo sistema. Além disso, foi gerada uma economia superior a R$ 3,4 milhões aos cofres públicos. O cálculo leva em conta a eliminação das despesas com aquisição de 25 milhões de folhas de papel, somados à redução dos custos com grampos, capas de processos, impressão e transporte de material.

A Bahia é o primeiro estado do país a implantar o SEI, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Além de redução de custos e dos ganhos ambientais proporcionados pela redução do consumo de papel, o Sistema Eletrônico de Informação visa garantir mais agilidade e transparência à tramitação de processos.