SEI Bahia comemora a marca de mais de mil processos abertos em um só dia

Data
Termos
record

O projeto SEI Bahia está comemorando a marca de 1.042 processos administrativos abertos em um só dia no sistema eletrônico pelos mais diversos órgãos estaduais. O record é mais um índice do avanço da implantação no Estado da sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo, que está sendo realizada com a condução da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb). 

Para Márcio Souza, da equipe de implantação do SEI Bahia, a abertura de 1.042 processos em um só dia é um marco importante, que reflete a confiança dos usuários no sistema. “Quem experimenta, percebe que o sistema é bastante intuitivo, com uma interface amigável e simples de operar: a tendência é que cada vez mais os usuários se sintam seguros em utilizá-lo”, afirma. 

Em sua quinta onda de implantação, o projeto SEI Bahia já possibilitou até agora que 96 tipos diferentes de processos adotados pelos mais diversos órgãos estaduais (os chamados processos sistêmico) começassem a tramitar exclusivamente em meio eletrônico.  No total, desde o início da iniciativa, em 30 de março de 2017, as unidades já abriram 34 mil processos no sistema. Entre os tipos de processos mais utilizados, estão o pagamento de serviços comuns e diárias a servidores, a aquisição de passagens aéreas e o comunicado de falecimento de inativos e pensionistas.

Primeira unidade a utilizar o SEI Bahia – ainda numa etapa piloto da implantação - a Saeb é até hoje a unidade com maior números de processos cadastrados no novo sistema (4.202). Além dela, entretanto, diversas outras unidades já contabilizam um grande volume de processos abertos no SEI Bahia, a exemplo da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com 3.222 processos e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), com 3.098.

A Bahia é o primeiro estado do país a implantar o SEI, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Além de redução de custos e dos ganhos ambientais proporcionados pela redução do consumo de papel, o Sistema Eletrônico de Informação visa garantir mais agilidade e transparência à tramitação de processos.  

Curta, acompanhe e compartilhe: facebook.com/saeb.govba
Twitter: twitter.com/saebgovba