Curso presencial do SEI Bahia já formou 2 mil servidores

Data
Termos
capacitação

A Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) está intensificando o processo de capacitação de servidores no SEI Bahia, o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo Até agora, 2 mil servidores de 31 órgãos estaduais já participaram dos cursos presenciais para utilização do novo sistema, que irá eliminar o uso do papel como suporte físico para documentos e processos no Estado. Além disso, os usuários têm a sua disposição duas opções de treinamento a distância: o  SEI USAR!, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), sem limite de vagas, e o curso da Saeb, com oferta de 1.000 vagas por mês.  

No caso dos cursos presenciais – que têm carga horária de oito horas – as aulas vêm ocorrendo, de forma ininterrupta, praticamente todos os dias da semana no laboratório da SRL, na Governadoria, e na Universidade Corporativa do Servidor Público da Secretaria da Fazenda (UCS-Sefaz). A analista de processos Simone Velame, da Saeb, não sentiu dificuldades durante a capacitação. “O sistema é auto-explicativo, com interface amigável e o instrutor também foi muito prestativo, respeitando o tempo de aprendizado de cada um”, conta.

A demanda de novos alunos tem sido crescente. De janeiro a março deste ano, foram treinados 652 funcionários públicos. O número corresponde a quase 50% do total registrado no ano passado, quando 1341 pessoas se capacitaram. “Para atender a necessidade dos órgãos, nós ampliamos o número de instrutores: hoje são 20 profissionais à frente das aulas, em 2017, eram seis”, conta Carmen Carvalho, da Coordenação de Gestão de Sistemas Administrativos da Superintendência de Recursos Logísticos (SRL) da Saeb. A ampliação foi viabilizada com a realização em janeiro de um treinamento específico para instrutores. 

Para participar do curso presencial, é preciso fazer a inscrição junto ao administrador local do SEI Bahia, lotado no órgão ao qual o servidor interessado é vinculado. É o administrador quem encaminha a demanda de novas turmas para a Saeb. Para consultar a lista dos administradores locais, basta acessar o Portal SEI Bahia. 

EAD – Já para os usuários que moram no interior ou não tem disponibilidade de se ausentar do ambiente de trabalho, uma alternativa interessante são as aulas na modalidade a distância.  Promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o curso virtual SEI! USAR está disponível continuamente e de forma gratuita no portal único das escolas de governo (evg.gov.br). Neste caso, não há limite de vagas.

Além disso, desde o último mês de março, a Saeb passou a oferecer um treinamento próprio na modalidade EAD. Com carga horária de 20 horas e oferta de 1.000 vagas por mês, o curso foi concebido pela equipe do SEI Bahia em parceria com a área de capacitação da Saeb, com base em uma iniciativa desenvolvido pela Sefaz. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo usuário por meio do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). .

Vale ressaltar ainda que a Bahia é o primeiro estado do país a adotar o SEI, um software criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Até o momento, já foram realizadas três ondas de implantação do projeto, com mais de 12.700 processos abertos no sistema. A cada onda, novos tipos de processo passam a tramitar exclusivamente em meio eletrônico.  A próxima etapa está prevista para o dia 17 de abril, contemplando mais 21 tipos de processos.