Projeto SEI Bahia é apresentado a jornalistas do Estado

Data
Termos
Evento

Trinta e oito representantes das Assessorias de Comunicação do Estado tiveram a oportunidade nesta quarta-feira (04.04) de conhecer melhor o SEI Bahia, sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo. À convite da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), os profissionais participaram de um bate-papo no auditório do Espaço Crescer da Secretaria de Trabalho, Esporte, Emprego e Renda (Setre). O objetivo do evento foi sensibilizar o grupo para a necessidade de intensificar as ações de comunicação do projeto em cada um dos órgãos onde o novo sistema está sendo implantado.

“A implantação do SEI é um marco para o governo do Estado, um processo revolucionário”, afirmou o secretario de Administração do Estado, Edelvino Góes, destacando a importância das ferramentas de Comunicação para o sucesso do projeto. “É preciso chamar atenção para o fato de que o SEI é uma exigência legal: se os órgãos não se prepararem, não capacitarem suas equipes, eles não poderão abrir mais processos”, alertou o secretário, sugerindo que as equipes de Comunicação definam suas estratégias de ação em parceria com os administradores locais, que são os profissionais responsáveis pela condução do projeto em cada unidade.

Também presente ao evento, o coordenador de implantação no Estado Anderson Vasconcelos ressaltou ainda o fato de que o SEI Bahia é um projeto de transformação digital. “Estamos trocando o suporte de papel pela tela de computador, em um processo de mudança de paradigma”, comentou Anderson, ao ressaltar os ganhos ambientais proporcionados pela iniciativa. Segundo ele, os dados contabilizados pela equipe do projeto no último dia 27 de março demonstraram que o software já havia permitido ao Estado economizar cerca de 1,9 milhão de folhas de papel.

A Bahia é o primeiro estado do país a implantar o SEI, um software criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Até o momento, já foram realizadas três ondas de implantação do projeto, com mais de 12.700 processos abertos no sistema. A cada onda, novos tipos de processo passam a tramitar exclusivamente em meio eletrônico.    Nesse contexto, alguns processos sistêmicos adotados em larga escala pelos órgãos estaduais como Aquisição de Material por Dispensa de Licitação e Pagamento de Diárias a Servidores já não podem mais tramitar em papel. A próxima onda de implantação será implantada no dia 17 de abril, contemplando mais 21 tipos de processo.

 

Anderson Vasconcelos, coordenador do SEI Bahia
Anderson Vasconcelos, coordenador do SEI Bahia