Andamento do SEI Bahia será apresentado em workshop com lideranças

Data
Termos
Evento

Nesta terça-feira (27.03), às 9hs, profissionais de 73 unidades do Estado marcarão presença em um workshop sobre o SEI Bahia, o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo. O evento – que será promovido no auditório do Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB) – visa oferecer ao grupo uma visão geral sobre o andamento da implantação no Estado do novo software, que irá eliminar o papel como suporte físico para documentos e processos administrativos no Estado.

O público alvo do workshop – que será aberto com o pronunciamento do secretário de Administração Edelvino Góes - é formado por chefes de gabinete, diretores gerais, assessores de Planejamento e Gestão e administradores locais, que são os profissionais designados para coordenar a implantação do sistema em cada unidade do trabalho.

“Vamos mostrar a estas lideranças como o SEI Bahia está avançando no Estado: o desempenho de cada órgão, os números da capacitação e o que o sistema representa para o governo baiano em termos de economia e modernização”, resume o coordenador de implantação no Estado Anderson Vasconcelos, da Secretaria de Administração do Estado (Saeb).

Outro tema em pauta será a implantação dos processos finalísticos. Até agora, apenas processos sistêmicos - aqueles executados por todos os órgãos estaduais - começaram a tramitar eletronicamente no Estado. Esta implantação é coordenada pela Saeb, como administradora central do SEI Bahia. Já os processos finalísticos são aqueles exclusivos de determinadas unidades. Nestes casos, cada unidade ficará responsável por viabilizar a implantação.

A Bahia é o primeiro estado do país a implantar o SEI, um software criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Além de redução de custos e dos ganhos ambientais proporcionados pela redução do consumo de papel, o Sistema Eletrônico de Informação vai trazer também agilidade e transparência para os processos, otimização de recursos e satisfação para os usuários.