Comitê executivo do SEI aprova cronograma de processos transversais

reunião

O cronograma dos novos processos transversais que vão tramitar eletronicamente no Estado nos próximos 90 dias foi apresentado e aprovado nesta terça-feira (21). O anúncio aconteceu durante a 1ª reunião do Comitê Executivo do SEI Bahia, que aconteceu na Secretaria da Administração (Saeb), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Durante o encontro também ficou definida a estratégia de capacitação para a implantação do sistema em todo o Estado.

Além do secretário da Administração, Edelvino Góes, participaram da reunião todos os membros do comitê: Lucas Moreira, Anderson Vasconcelos, Cristine D'Alva de Araújo (todos da Saeb); Valéria Lúcia de Oliveira (Casa Civil); Antônio Félix Mascarenhas (Secretaria da Fazenda); Adriana Silva (Arquivo Público da Bahia); e Makoto Koshima (Prodeb).

Para Góes, a implantação do SEI Bahia pode ser considerada um marco na administração pública. "É impressionante o aumento da produtividade, a forma como ele facilita o trabalho, e a comunicação simultânea que ele proporciona entre as áreas. É algo revolucionário", destacou.

Ainda durante a primeira reunião do comitê, o gestor do SEI Bahia, Anderson Vasconcelos, fez um apanhado sobre o projeto desde a implantação. Ele falou sobre a importância do sistema, apresentou dados e falou também sobre a funcionalidade do portal SEI Bahia (www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br), que engloba o máximo de informações sobre o sistema.

A Saeb já possui mais de 700 processos administrativos tramitando pelo SEI Bahia. Isso gerou uma economia de 100 mil folhas de papel A4 em sete meses de implantação. O SEI Bahia é um sistema que visa acabar com o uso de papel nos processos administrativos, gerando ganho ambiental, economia para o Estado, e otimização do trabalho, dentre outras vantagens.

Quando o SEI Bahia for implantado em todos os órgãos do Estado, a estimativa é que a economia chegue a 185 milhões de folhas de papel A4, a cada dois anos. A implantação no Estado será gradativa. O governador Rui Costa já sancionou o Decreto 17.983/2017, determinando o SEI Bahia como obrigatório para todos os órgãos da administração direta, autarquias, fundações, fundos especiais e empresas estatais dependentes.

A Bahia é o primeiro estado do país a implantar o SEI, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Além de extinguir o papel, o Sistema Eletrônico de Informações vai trazer também mais agilidade, transparência, redução de custos, otimização do trabalho, ganho de espaço físico e a satisfação do usuário.

Curta, acompanhe e compartilhe: facebook.com/saeb.govba
Twitter: twitter.com/saebgovba